NOVA IDENTIDADE SERÁ FEITA EM AGÊNCIA DO CORREIO


nova identidade
Através de um convênio com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a parceria, fechada nesta semana, visa garantir a emissão do Documento Nacional de Identificação (DNI) em todo o país, aproveitando a presença da ECT em todas as cidades.
O DNI é um documento digital único, que reunirá informações da identidade (RG), CPF, título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação. A base de dados usa os registros biométricos dos eleitores armazenados pelo TSE. Ele poderá ter uma versão física em forma de cartão.
É ele que coordena a implantação do DIN, por meio de um Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional. Como projeto-piloto, inicialmente, os Correios vão emitir o DNI a partir de sua agência central, em Brasília, apenas para funcionários.
“Conforme for o piloto, as conclusões desse projeto, estabeleceremos um cronograma da parceria para o atendimento à população”, explicou a juíza auxiliar do TSE, Ana Lúcia de Andrade Aguiar, que assinou o protocolo de intenção com o presidente dos Correios, Carlos Fortner.
ESCALONADO
De acordo com a magistrada, ainda no segundo semestre deste ano o documento começará a ser emitido para toda a população, mas de forma escalonada, para que não haja filas, acúmulo de processos ou prejuízo às atividades normais da ECT e do TSE.
“Não vamos lançar tudo ao mesmo tempo, ocorrerá em alguns estados antes do que em outros, justamente para dar uma segurança para a própria operação”. Para poder obter o documento, o cidadão precisará estar registrado na base biométrica do TSE.
Isso significa que a pessoa terá de ter o título de eleitor já com a identificação de biometria realizada. Segundo o TSE, essa base de dados conta atualmente com 88 milhões de pessoas registradas. Itabuna terá biometria obrigatória a partir de novembro.
Até fevereiro, o TRE-BA espera cadastrar mais 700 mil eleitores e chegar a 100% em 2021. Apesar do DNI ser um documento digital, o Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional analisa a viabilidade de também emitir uma versão física da nova identidade. (Fonte: ABr) 
.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.