PF CUMPRE DOIS MANDADOS DE BUSCA EM COMBATE À FRAUDE PREVIDENCIÁRIA QUE PREJUÍZO DE R$ 11,4 MILHÕES

P

Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos, na manhã desta quarta-feira (21), pela Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, nas cidades de Mascote e Itabuna, no sul da Bahia.

A Operação "Ventura" ocorre em combate a um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários de diversas espécies. A fraudes já geraram prejuízo de R$ 11.441.301,20, segundo a Secretaria de Previdência.

Os mandados são cumpridos na prefeitura de Mascote e na casa do principal investigado, que é servidor da prefeitura da cidade. A residência dele fica na cidade de Itabuna.

O G1 não conseguiu contato com a prefeitura de Mascote até a publicação desta reportagem.

Segundo a polícia, as fraudes acontecem há 10 anos. As investigações foram iniciadas em meados do ano passado.

Conforme a PF, funcionários da prefeitura de Mascote inseriam vínculos empregatícios falsos, através de Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), para criar um tempo de serviço fictício e, assim, obter benefícios previdenciários. A fraude ocorre desde 2008.

Os investigados, que não tiveram nomes divulgados, responderão pela prática dos crimes de estelionato qualificado (artigo 171, §3º, do CPB) e inserção de dados falsos em sistema de informações (artigo 313-A do CPB).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.