Breaking News

' DEVOLVA MEU SÃO JOÃO' ARTISTAS FAZEM CAMPANHA CONTRA SERTANEJO NAS FESTAS JUNINAS



Artistas têm se mobilizado para reivindicar o respeito às tradições durante as festas juninas no Nordeste, que a cada ano ampliam em sua programação a presença de cantores sertanejos. Para expor o descontentamento com o que consideram uma descaracterização das festas de São João, nomes como Alcymar Monteiro, Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro, Targino Gondim e Joquinha Gonzaga aderiram à mobilização e compartilharam a hashtag #DevolvaMeuSãoJoão. “Eu fico contente de a nova geração dar prosseguimento nessa coisa tão fantástica que é a nossa identidade cultural. Eu digo pra você que às vezes eu fico preocupado por conta da força da grana que ergue e destrói coisas belas, como dizia o poeta Caetano Veloso. Às vezes me preocupa que o São João, nossa festa tão tradicional e secular, se transforme numa festa paulista dentro do mês de junho nosso. Então, o empresário, que às vezes está por trás disso tudo, a única coisa que ele se interessa é pelo vil metal. É um direito dele, agora, que me preocupa muito essa coisa de plastificar e trazer uma coisa que não é da nossa tradição, não é da nossa região, pra tomar conta da festa junina, deixada pelos nossos pais, nossos avós. Você que está me vendo, você é jovem, eu respeito a sua opinião, agora, queria apenas que você nos ajudasse a manter essa tradição, porque um povo, uma nação, como é a nação nordestina, só é respeitada por conta das suas tradições, da sua cultura”, discursou o cantor e compositor cearense Santanna, o Cantador. Esta semana, Elba Ramalho também se manifestou contra a invasão do sertanejo em uma das mais importantes festas juninas do país, que é a de Campina Grande.


A campanha ganhou uma música, intitulada "Devolva o meu São João", com composição de Wagner Carvalho. "Santo Antonio, São João e São Pedro/ No meu Nordeste tinha tradição/ Tinha fogueira, rojão, milho assado/ Tinha palhoça, quadrilha e balão/ Toda rua ficava enfeitada/ Toda casa tinha Gonzagão/ 30 dias de chocalho tampado/ São João nunca teve peão/ Esqueceram do meu pé de serra/ Dupla sertaneja não é São João/ Olha pro céu meu amor/ Peço por favor/ Respeite o São João/ Quero ver a sanfona tocando/ Forrozeiro animando/ Xote, forró e baião/ Quero ver a sanfona tocando/ Forrozeiro animando/ Devolva o meu São João", diz a letra.  (Fonte: Bahia Notícias)

Nenhum comentário