62932359_ancelmo_gois_

Edson Celulari, 58 anos, está curado do linfoma não-hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema de defesa do organismo. A notícia foi dada ao ator, na sexta à noite, por sua médica, Yana Novis, do Hospital Sírio-Libanês, a mesma de Reynaldo Gianecchini e Dilma Rousseff. Ele passou por cinco meses de um tratamento intenso de quimioterapia e radioterapia, e o resultado, segundo a médica, foi 100% positivo.

— Estou eufórico. É a alegria da página virada. Quando terminei de fazer as sessões de quimioterapia, descobri que, por precaução, teria de me submeter a mais doze sessões de radioterapia. Terminei quinta passada. Agora, sinto uma sensação de alivio, uma vontade de comemorar, de agradecer a todos, de fazer uma festa. Mas todas as pessoas não caberiam no Maracanã.

Nesses meses, Edson passou por várias fases. Desde o que ele chama de escuridão, a momentos de fé e a certeza da cura:alx_edson_celulari_careca_filha_original

— Acho que há um momento que você fica numa escuridão. Você sabe que tem uma coisa grave, mas não sabe exatamente o que é. É o momento mais difícil de qualquer doença. Quando você sabe o diagnóstico e se aproxima da medicina moderna, vê a quantidade de recursos, conhece outras pessoas que têm a doença. Tudo isso te dá forças.

O ator conta que, apesar dos momentos delicados, o tratamento “não foi tão terrível”. Foi um exercício de paciência: “Reforçou a minha fé e percebi o quanto era amado”.

— Acho que eu aproveitei a minha oportunidade. Mexi em todas as minhas prateleiras. Voltei a dar importância ao que eu já não prestava mais atenção. Trabalhei a generosidade, a humildade e voltei meu olhar para as coisas verdadeiramente importantes. Eu ainda estou muito emocionado com a novidade. Recebi muito carinho e amor de todas as pessoas. Minha intimidade foi recheada de amor. Recebi recados, bilhetes, telefonemas. Ganhei uma imagem de Nossa Senhora das Graças e, de vez em quando, eu olhava para ela e me enchia de fé. Sou um homem de fé. Tudo que veio para mim como uma manifestação de energia boa, eu recebi de braços abertos.

Aos poucos, mesmo com o cansaço e sob cuidados alimentares, Edson volta à rotina. Já está estudando o seu personagem da próxima novelas das 21h, de Glória Perez, “À flor da pele”. Ele será Dantas, um cara namorador e alegre. No início de 2017, também será lançado o filme do ator, “Teu mundo não cabe nos meus olhos”, de Paulo Nascimento. Ele interpretará um pizzaiolo cego com uma linda história de superação: “Superação na ficção e na vida”, diz Edson, sintetizando tudo em uma única palavra: “Obrigado”.