MajuJornalista sofreu ataques racistas nas redes sociais na última semana

A jornalista Maria Júlia Coutinho, conhecida como Maju, vai deixar de ser apenas garota do tempo do ‘Jornal Nacional’ e vai passar a fazer parte do time de âncoras. De acordo com informações do jornal ‘Agora São Paulo’, a Globo já tinha o plano de ‘promover’ a jornalista, mas a ideia foi acelerada após Maju receber várias mensagens de carinhos por ter sofrido críticas racistas nas redes sociais. Segundo a publicação, a princípio a jornalista vai entrar na escala de folgas e feriados dos apresentadores do ‘SP TV’, como forma de teste. Depois Maju deve passar para rede nacional.

Preconceito
Sobre as ofensas racistas que a profissional sofreu, um rapaz de 15 anos já foi identificado como autor das mensagens. A jornalista foi vítima de comentários racistas nas redes sociais na noite da última quinta-feira (2), depois que a página oficial do Jornal Nacional publicou uma foto dela. “Só conseguiu emprego no ‘Jornal Nacional’ por causa das cotas. Preta imunda”, dizia um dos comentários. “Não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta não”, escreveu outro internauta.

Os Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e o de São Paulo pediram a investigação das ofensas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), instaurou inquérito policial. O responsável vai passar por medidas socioeducativas.