fumar na gravidezBaixo peso ao nascer e prematuridade são alguns dos principais problemas

Fumar durante a gravidez é um dos maiores erros que a gestante pode cometer. O hábito é maléfico não só para ela, mas também para o bebê que está em formação. A informação parece óbvia, mas há quem a ignore. Cerca de 24% das mulheres não abandonam o cigarro após descobrirem a gravidez.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os filhos de fumantes têm capacidade pulmonar duas vezes menor do que de gestantes que não fumaram durante a gestação e há grandes chances de ocorrer morte repentina do bebê. “O risco fetal é consequência do tabaco sobre o sistema vascular materno fetal, ou seja, o tabagismo durante a gestação implica em um menor aporte de nutrientes e oxigênio para o bebê, causando assim maior risco de baixo peso ao nascer e ainda prematuridade”, explica o obstetra Luiz Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Riscos do cigarro para os bebês

Quanto mais cigarros a gestante fumar, mais riscos o bebê irá correr (Crédito: Thinkstock)

A quantidade de cigarros fumados pela gestante também irá influenciar no surgimento de possíveis problemas para o bebê. “Não existe uma quantidade segura de cigarros que uma mulher possa fumar durante a gestação. Mas, quanto maior o número de cigarros consumidos por dia, maior o risco de alterações no organismo tanto da mãe quanto do feto”, diz o médico.fumar na gravidez1

Ele ressalta que o recomendável é que as mulheres parem de fumar não somente durante a gravidez, mas também durante a amamentação, pois o hábito prejudica a produção de leite materno. O ideal, é claro, é que o tabagismo seja eliminado de vez da vida de qualquer pessoa. “Embora para muitas pessoas largar o vício do cigarroseja difícil, não é impossível e com a ajuda médica pode ser até mais simples”, explica.

Consequências do fumo na gestação