olhos azuisComo deve ser nascer com um par de olhos castanhos e, de repente, eles se tornarem azuis? A companhia californiana Stroma Medical desenvolveu um método que pode responder a esta pergunta.

Ele promete alterar permanentemente a cor dos olhos de castanho para azul em questão de semanas. A novidade ainda está em fase de testes nos Estados Unidos e não foi disponibilizada comercialmente.

O método já alterou a cor dos olhos de 37 pacientes no México e na Costa Rica. Para quem ficou interessado, o preço do procedimento é um pouco “salgado”.

Estima-se que ele deve custar US$ 5 mil, o que equivale hoje a R$ 15 mil. Em entrevista a emissora americana CNN, Gregg Homer, chefe da Stroma Medical, afirmou que o processo acontece da seguinte forma: “o princípio fundamental é que sob cada olho castanho existe um olho azul”.

“A única diferença entre um olho castanho e um olho azul é esta camada muito fina de pigmento na superfície. Se você retirar esse pigmento, em seguida a luz pode entrar nas fibras do estroma – aquela parte que se parece com os aros de uma bicicleta em um olho claro – e quando a luz se dispersa ela apenas reflete os comprimentos de onda mais curtos e que são a extremidade azul do espectro”, complementou.