Breaking News

DEZ DICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR O COMBUSTÍVEL DE SEU CARRO


Com o litro da gasolina custando, em média, R$ 3,30 e o álcool próximo dos R$ 2,60 por litro, adotar medidas para dirigir de forma mais eficiente é uma boa pedida. A seguir você confere dez dicas que podem ajudar a fazer o combustível durar muito mais no tanque do seu carro:
Planeje sua viagem
Antes de sair de casa, planeje bem o itinerário, principalmente se precisar fazer muitas. Evite as vias mais congestionadas, mesmo que isso aumente o percurso em alguns quilômetros; usar aplicativos com informações do trânsito em tempo real pode ajudar.
Passe as marchas o quanto antes
O motor de seu carro funciona de forma mais eficiente entre 1.500 e 2.500rpm. Para manter as rotações baixas você deve mudar para a marcha seguinte no máximo antes de chegar aos 3.000rpm. Carros automáticos mais recentes, com mais de cinco marchas, mudam para a relação mais alta possível assim que o motorista passa a manter uma velocidade, também ajudando a aumentar a autonomia do tanque.
Conduza de forma suave
Mantenha boa distância do carro da frente para que você possa antecipar seus movimentos e frear de forma mais suave, se necessário. Reduzir as marchas durante a frenagem, quando o motor passar a girar a menos de 1.500rpm, ajudando a economizar combustível - pois o motor corta a injeção nestas reduções - e trambém todo o sistema de freios.
Não desperdice combustível em marcha lenta
Evite ficar parado com o motor ligado por mais de dois minutos. Você gasta menos combustível se desligar o carro e ligá-lo novamente; o desgaste com essa prática é desprezível.
Velocidade mata a economia
A 110km/h seu carro usa até 25% mais combustível do que a 90km/h. A ideia não é andar devagar, mas sim manter uma média de velocidade. Se você sabe que o trânsito vai parar à frente, não adianta se apressar pois você terminará perdendo todo tempo que ganhou parado. O segredo é a regularidade.
Mantenha os pneus inflados
Manter os pneus sempre com a pressão correta definida pelo fabricante para sua condição de uso (pode variar de acordo com a carga ou número de passageiros) ajuda a gastar menos combustível, assim como manter os pneus balanceados e a direção alinhada. Não seguir estes passos pode aumentar o consumo em até 10% e ainda diminuir a vida útil do jogo de pneus.
Minimize o arrasto aerodinâmico
Qualquer elemento adicional do lado de fora do veículo, como barras no teto, spoilers e aerofólio, pode prejudicar a aerodinâmica aumentando a resistência do ar. Isso também vale para os carros aventureiros, cercados de plásticos e mais altos do que as versões normais. A aerodinâmica prejuducada pode aumentar o consumo em até 20%.
Aumento de 6,6% na gasolina, anunciado pela Petrobras Aumento de 6,6% na gasolina, anunciado pela Petrobras Foto: Fabio Teixeira / Agência O Globo
Use ar-condicionado com moderação
Ter ar-condicionado no carro no Rio de Janeiro é questão de sobrevivência, mas há como otimizar seu uso. Ao deixar o carro parado no sol não ligue o sistema de imediato, abra as janelas e deixe o ar externo circular por algum tempo, até mesmo em movimento, para ajudar o sistema. Ligue o ar-condicionado desligando a recirculação de ar e mantenha ao menos duas janelas abertas por alguns minutos para o ar mais quente sair. O ar-condicionado pode aumentar o consumo em até 10%.
Não carregue peso em excesso
Não transporte mais pessoas ou carga do que você precisa. Quanto mais peso um veículo transporta, mais combustível ele precisa. Um extra de 50kg pode aumentar o consumo em cerca de 2%.
Mantenha as revisões em dia
Mantenha o motor do carro sempre regulado, com óleo, fluidos e filtros em dia. Velas e filtro de ar em bom estado também é fundamental, tanto quanto abastecer seu carro sempre com combustível confiável.
Seguindo essas dicas você verá seu amigo frentista com menos frequência.

Nenhum comentário