Breaking News

HOMEM QUE VIVE TRANCADO NA JAULA HÁ 11 ANOS


  1. Acorrentando pela família, Yuanhong recebe comida pelo vão da cela; "minhas lágrimas secaram", afirma mãe
  2. O chinês Wu Yuanhong, de 42 anos, vive há mais de uma década dentro de uma jaula estreita, sem nenhum contato com o mundo exterior. Recebe alimentos entre os vãos da cela e, no espaço que lhe cabe, reserva seus dias à rotina de dormir e aguardar pela próxima refeição. 
  3. O chinês vive também acorrentado pela família. Com esquizofrenia aguda, Yuanhong agrediu uma criança de 13 anos até à morte em 2001 e tem crises psicóticas de extrema violência. A justiça chinesa, em razão dos problemas mentais do acusado, não pode aplicar uma pena comum. Sem respaldo jurídico e sem condições de abrigar Wu Yuanhong em uma prisão para deficientes mentais, as autoridades judiciais da província de Jiangxi – onde aconteceu o crime - liberaram o acusado em 2002. As agências internacionais não conseguiram até o momento entrar em contato com o governo local.
  4. Após ser liberado pela justiça, a própria família de Yuanhong resolveu acorrentá-lo. A jaula – cárcere privado – só veio após uma fuga do chinês, que resultou em diversos distúrbios na região onde mora. “O meu filho pode ser louco e ter assassinado alguém, mas é meu filho. Colocá-lo numa jaula com as minhas próprias mãos foi muito difícil, como ser apunhalada”, disse Wang Muxiang, a mãe de Wu, ao jornal Information Daily. Wang dá três refeições ao filho por dia, colocando um pano sobre a jaula e fornecendo-lhe um recipiente sempre que Wu precisa fazer suas necessidades. Ele recebeu o diagnóstico de esquizofrenia aos 15 de anos de idade. “Cada vez que lhe dava comida, sentava-me ao pé da jaula e chorava”, descreve Wan. “Agora as minhas lágrimas secaram”, relata em uma entrevista emocionada.
  5. Na China, muitos doentes mentais não recebem o tratamento adequado devido à falta de recursos e de profissionais qualificados, especialmente nas áreas rurais. Em 2010, o ministro da saúde chinês disse que só havia cerca de 20 mil psiquiatras para uma população de 1,35 bilhão de pessoas, relatava o China Daily na altura. Segundo as autoridades chinesas, em 2009 seriam perto de 170 milhões as pessoas a sofrer de qualquer tipo de doença mental, das quais 16 milhões com doenças muito graves.
  6. portal A Desgraça Via Dodô Calixto | Redação

Nenhum comentário