Breaking News

IBITIARA:HISTÓRIA DO PRIMEIRO AUTOMÓVEL DA CIDADE


  Proprietário do primeiro automóvel Ford 1936 . Ex-   Prefeito Vital Xavier Gomes 



Em 1937 , na cidade de Ibitiara, que na época tinha menos 1.500 habitantes, em plena


Praça  da Bandeira , o povo parou para ver, entre assustado e encantado, um carro com aparência de  uma barata com rodas de borracha. Era um automóvel Ford  ano 1936 com  dois passageiros. O Sr. Vital Xavier chegava com o motorista o Sr. Arnaldo , que veio pilotando o automóvel para cidade de Ibitiara, mais o automóvel para chegar ate a cidade de Bom sucesso como era chamada , foi muito trabalho o nosso município não tinha estrada para automóvel   para animais e carros de boi, bem para chegar ate a sede do município foi contratados 20 homens forte que subiu a serra da mangabeira (Serra do Mocambo) com  o automóvel nas costa ate saiu no povoado hoje chamado Caibomgo , foi uma luta para chegar ate a cidade de Bom Sucesso, o Sr Arnaldo o motorista que veio pilotando o automóvel  
Ford 1936 de propriedade do Sr. Vital Xavier Gomes um dos homens mais rico da região  o Sr. Arnaldo ficou o bom tempo na cidade para ensinar o Sr. Bogo a dirigir o automóvel foi uma luta para o Sr. 
Bogó  aprender a dirigir o automóvel que para ligar tinha que rodar a manivela. Sr Bogó que veio da cidade de Mucugê o homem muito bom que constituiu família na cidade  gostava muito de ler
de jogar baralho um bom homem.

O Sr Vital Xavier Gomes, fazendeiro, comerciante, prefeito por vários mandato, chefe politico,um homem que lutou muito por esta terra, com um Historia de vida de muitas realizações que deixou o mundo dos vivos no ano de 1982 , com 72 anos.


Foto do carro do Sr Vital Xavier reformado esta  no museu de carros antigos  em Belo Horizonte foi comprado por colecionador e reformado!

Um comentário:

  1. Ibitiara tem muita história bonita e incentivadora,é muito importante contar isso à nossos jovens para que os mesmos tenham sempre esperança de dias melhores a cada época que se passa.Eu conheci muito seu Vital e o respeitava também e conheci um pouco da história do primeiro automóvel em nossa cidade.È com histórias de homens e mulheres assim que aprendemos a ser gente perante aos nossos contemporâneos.

    ResponderExcluir