Breaking News

REUNIÃO DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NA CHAPADA DIAMANTINA



Embrião para a Universidade Fed. da Chapada DiamantinaEmbrião para a Universidade Fed. da Chapada Diamantina
O município de Lençóis recebeu  na última segunda-feira (15/04),  a Pró-Reitora de Extensão da UFBA, Blandina Felipe Vianaa, a convite de Moema Maciel, prefeita da cidade. A reunião buscou viabilizar a implantação de um Campus da UFBA em Lençóis, acelerar a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) e captar recursos para a efetivação do Instituto Cultural Conceição e Orlando Senna (Spiral Senna). Estiveram presentes na reunião Pola Ribeiro, diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Alice Portugal, Deputada Federal da Bahia, os cineastas Conceição e Orlando Senna, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Joaldo Santos da Silva, e empresários de diversos setores da comunidade local.
A UFBA sempre esteve presente em Lençóis de outras formas, com atividades consolidadas de pesquisa e de extensão, em áreas como Arqueologia, Geologia, Biologia e Artes. Essas ações, na visão de Blandina Viana, “justificam a criação de um Campus da UFBA na cidade, que funcionaria como um embrião para uma futura Universidade Federal da Chapada Diamantina”. A inserção regional da universidade está prevista nas Macropoliticas Institucionais do Plano de Desenvolvimento Institucional, para 2012-2016. Neste projeto, aparece “a realização de estudos para a criação do Campus da Chapada Diamantina, com sede em Lençóis”, conforme explica a Pró-Reitora de Extensão.
“Precisamos tornar esses projetos uma realidade, de forma que Lençóis venha a funcionar como um núcleo irradiador de cultura e de educação, beneficiando toda a Chapada Diamantina”, frisou a prefeita Moema. Com 24 municípios e aproximadamente 400 mil habitantes, a Chapada Diamantina forma a cada ano cerca de 20 mil estudantes do ensino médio e representa o maior vazio de instituições federais de ensino superior na Bahia. Se a sociedace civil e o poder público não se mobilizar, Rio de Contas, um dos municípios mais importantes da região, corre o risco de ficar fora e não ser contemplado com um campus.

Nenhum comentário