PATROCINADORES

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CHUVAS FINALMENTE FAZEM NÍVEL DA BARRAGEM LUIZ VIEIRA SUBIR


Últimas chuvas trouxeram otimismo, mas economizar de água ainda é fundamental.Últimas chuvas trouxeram otimismo, mas economizar de água ainda é fundamental.
As chuvas que caíram durante o último final de semana na microrregião de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, trouxeram boas notícias para o abastecimento de água. Ao contrário do que aconteceu em ocasiões anteriores, quando as chuvas não caíram na nascente da Bacia Hidrográfica do Rio Brumado, que abastece a barragem Luis Vieira, dessa vez o nível daquele gigantesco reservatório, fonte de água potável para os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio, sendo ainda responsável por abastecer o Perímetro Irrigado do Brumado, foi bastante beneficiado.
Hoje pela manha, a reportagem do L12 Notícias visitou o local da barragem e registrou algumas imagens. A impressão que ficou é a de que o açude está muito longe de  voltar ao seu nível normal, mas aumentou bastante seu volume de água, a ponto de  inundar algumas áreas que antes estavam secas.  De fato, as últimas chuvas modificaram o cenário da Barragem Luis Vieira, reacendendo todas as esperanças.
A Embasa, empresa responsável pelo abastecimento de água, através de sua assessoria de comunicação, informou, por telefone, que não há racionamento de água na cidade. De antemão informou, ainda, que as últimas chuvas foram satisfatórias, mascontinua solicitando a população que economize água.
Se o nível da Barragem continuar subindo, deve melhorar em muito a autonomia do abastecimento de água, que é motivo de monitoramento constante por parte do DNOCS, o responsável pelo imenso reservatório de água.
Há uma semana atrás, a barragem estava com apenas 16,2 milhões de m³ de água, ou seja, 15% da capacidade máxima,  que é 105 milhões m³. Em contato com o DNOCS,eles confirmaram a evolução do nível da barragem, e disseram que provavelmente o açude tenha recebido mais de 1 (um) milhão de metros cúbicos de água, nestes últimos dias, dados que devem ser oficialmente divulgados nesta quinta-feira (11).
A boa notícia é que, segundo a metereologia, deve continuar chovendo na região pelas próximas semanas.
Seria interessante que novos investimentos pudessem ser feitos no setor, levando em consideração medidas que propicie um melhor aproveitamento dos recursos hídricos daquele açude, evitando assim que aquelas águas se percam sem grande aproveitamento.
Do L12 Notícias
Por Marcos Santos

Confira a evolução do nível da Barragem Luis Vieira, após as últimas chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário