Breaking News

PIATÃ/BAHIA: CAFETERIA RIGNO A QUALIDADE DO CAFÉ DA CIDADE

CAFETERIA RIGNO A QUALIDADE DO CAFE DA CIDADE DE PIATÃ/BA
Considerado o quarto maior produtor do País, com 1,9 milhão de sacas de café beneficiado – de acordo com a segunda estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento  –, a cafeicultura do Estado remonta à recente década de 1970. De pequenos produtores e empresas familiares à agricultura empresarial e com investimentos diferenciados em tecnologia, a Bahia está dividida em três regiões bem distintas: duas de produção de arábica, o Planalto e o Oeste, e uma de robusta, o Atlântico. 

A região do Planalto concentra a produção do Estado (865 mil sacas). Ela está localizada na área da Chapada Diamantina, onde ficam cidades como Vitória da Conquista e Piatã. O terroir do Planalto, que tem altitude média de 850 metros e temperatura amena, é o de uma bebida tipicamente encorpada, adocicada, com acidez cítrica e aftertaste prolongado. Na região, tradicionalmente de pequenos produtores, a colheita é realizada durante o inverno chuvoso, o que exige uma atenção especial com a secagem. Alternativas incluem o terreiro híbrido, com ventilação natural e mecânica; e o burareiro, sistema de aquecimento dos grãos por fornos a lenha. 

Já o café Rigno, produzido artesanalmente nas fazendas Ouro Verde e São Judas Tadeu, é genuinamente Piatãense  Com grãos 100% arábica, de variedade Catuaí e processamento cereja descascado, conquistou o 1º e 5º lugares no concurso internacional de qualidade de Cafés do Brasil em 2009. A qualidade do café Rigno,aliada à sua produção com o meio ambiente e o respeito a seus funcionários traduzem a solidez do empreendimento, ganhando o reconhecimento do Brasil e do Mundo. Blog liberdade bom sucesso.

P

















Nenhum comentário