Breaking News

SITES AJUDAM ELEITORES A LEMBRAR EM QUAL CANDIDATOS VOTOU NA ULTIMA ELEIÇÃO

sábado, 2 de junho de 2012

SITES AJUDAM ELEITORES A LEMBRAR EM QUAL CANDIDATO VOTOU NA ÚLTIMA ELEIÇÃO.

Editor: Valdhcio***KeiroZ***


http://oglobo.globo.com/eleicoes-2010/sites-ajudam-eleitores-lembrar-em-que-candidatos-vao-votar-nestas-eleicoes-4990016

 RIO - De quatro em quatro anos, a história se repete: candidatos contam suas supostas benfeitorias e boas intenções para conseguir votos e mais votos. Muitos, com seus argumentos e propostas - ou mesmo com a falta delas - conseguem se eleger. A partir daí, uma nova história se repete: boa parte do eleitorado não fiscaliza o mandato do senador e dos deputados que ajudou a eleger.
  
Às vezes, sequer lembra o nome ou o partido em quem votou no último pleito. Para mudar esse cenário, o site "Eu me lembro"ajuda eleitores a não esquecerem o nome do político a que dedicaram a confiança e a fiscalizá-lo depois de eleito.


O "lembrete" é simples e pode ser feito para que você não esqueça, após a eleição, em quem votou neste ano. Basta fazer um cadastro com e-mail e data de nascimento. No correio eletrônico, o eleitor confirma a inscrição e já pode navegar por todas as áreas do site, inclusive uma na qual o internauta pode escrever o nome de quem vai votar nas eleições deste ano. Desta forma, se o eleitor esquecer sua escolha, o site tratará de lembrá-lo. Não por acaso, um elefante é o símbolo da página, que tem como slogan "Seja um eleitor com memória de elefante. Vote e lembre tudo o que acontece com os políticos".

No ato de inscrição no site, o internauta pode fazer a opção de receber e-mails com informações sobre a atuação do parlamentar que elegeu e com que periodicidade quer receber estas mensagens eletrônicas. Uma forma simples de não esquecer e fiscalizar. 



A página do "Eu lembro" esclarece ainda qual é a função do presidente, governador, senador e deputado federal e estadual, além de informar sobre o tempo de mandato de cada um e quantos são eleitos. Outro site, o do Voto Consciente, fez uma "cola do voto" a ser impressa pelo eleitor. Nela, há o espaço para colocar o nome, o número do candidato e o e-mail do candidato, para que o cidadão entre em contato para cobrar a concretização das promessas, caso o político seja eleito.

E, para quem está na dúvida se deve ou não reeleger um parlamentar, o site Extrato Parlamentar pode ajudar. Na página, o eleitor responde como votaria em uma série de projetos - polêmicos ou não - que tramitaram pelo Congresso. O site, então, faz um ranking dos parlamentares que votaram de forma mais parecida com a qual o internauta votou. O mesmo pode ser feito com o nome dos partidos e o internauta pode ver com qual legenda mais se identifica. Após a pergunta "Em quem você votou nas eleições de 2006?", o silêncio.

O GLOBO procurou alguns eleitores para fazer a pergunta "Em quem você votou nas eleições de 2006?". Ao escutar a indagação, a dona de casa Marina Ribeiro, de 57 anos, tinha na ponta da língua o nome de seu último candidato a presidente. Mas, quando o questionamento foi em quem ela votou para deputado estadual e federal, a resposta foi o silêncio de quem revirava a memória em busca de uma lembrança. Depois de um tempo, vieram as palavras, sem que nelas estivesse o nome dos políticos:

- Não lembro, não...
Quando o assunto foi o voto para senador, uma nova busca na memória. Mas, desta vez, uma resposta:
- Não sei nem o que faz um senador. Só sei que não votei no (Marcelo) Crivella (PRB).
Apesar da meia lembrança, a resposta tem um porém: Crivella sequer foi candidato ao Senado em 2006.


Com a servidora pública Cláudia Simões, de 40 anos, a memória também pregou uma peça no momento de dizer em que candidato a deputado federal e estadual votou há quatro anos. Eleitora do PV, o partido é a única referência da qual ela consegue lembrar:
- Só sei o partido, mas provavelmente foi no (Fernando) Gabeira, na Aspásia (Camargo) - disse ela, listando outros nomes. - Não sei exatamente em quem (votei)... Esse povinho não faz muito por nós mesmo.
No caso de Cláudia, a memória não facilitou nem a lembrança do voto para governador:
- Com quem ele concorreu com ele mesmo? Eu não lembro... - afirmou ela, sobre a eleição em que Sérgio Cabral (PMDB) saiu vencedor.
O professor Márcio Siecola, de 45 anos, disse que tem na cabeça a imagem do candidato a deputado estadual em que votou em 2006:
- É aquela candidata do PV. Lembro dela, é professora, é atuante...
- Mas, e o nome dela? Qual é? - pergunta a reportagem.
- Não lembro - diz Márcio.
Apesar de não saber bem quem foram seus candidatos a deputado federal e estadual na eleição de 2006, o professor lembra bem que mantém a coerência:
- Procuro manter a coerência. Se voto para o candidato de um partido para um cargo, não voto em outro de uma legenda completamente divergente.

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário