Breaking News

QUE DIA É HOJE ?

Dia da Associação dos Alcoólatras Anônimos
O uso de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto a própria Humanidade. Beber moderada e esporadicamente faz parte dos hábitos de diversas sociedades. Determinar o limite entre o beber social, o uso abusivo ou nocivo de álcool e o alcoolismo (síndrome de dependência do álcool) é por vezes difícil, pois esses limites são tênues, variam de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. Estima-se que cerca de 10% das mulheres e 20% dos homens façam uso abusivo do álcool; 5% das mulheres e 10% dos homens apresentam a síndrome de dependência do álcool ou alcoolismo.

Dia da Artilharia
Em 10 de junho de 1841, nascia na cidade de Dunquerque - França, o Marechal Emílio Luiz Mallet, Barão de Itapevi. Teve seu batismo de fogo na batalha do Passo do Rosário, durante a Guerra da Cisplatina. Como Capitão, participou das guerras contra Oribe, do Uruguai e Rosas, da Argentina, em 1851 - 1852. Durante a Guerra da Tríplice Aliança comandou o 1º Regimento de Artilharia a Cavalo - "o Boi de Botas", tropa dotada de tal eficiência e rapidez, que foi apelidada de "Artilharia - Revólver".

Dia da Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa está espalhada por alguns continentes, como Europa, América Latina, África e Ásia. Isso se deve à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, levando para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a hábitos e crenças diversas e acabou sendo enriquecida com novas variedades regionais. Sua origem está no latim, que os romanos introduziram na Lusitânia, região norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.. Após a invasão romana da Península Ibérica, todos aqueles povos, com exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, o que deu início ao processo de formação do português, espanhol e galego.

Dia da Raça.
Hoje é o Dia da Raça.

Dia de Camões
Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados.

Dia do Pastor
A comemoração do "Dia do Pastor" é dedicada aos pastores, nome comum entre as igrejas protestantes para os líderes religiosos. É o Dia do Pastor, indivíduo que busca acima de tudo trabalhar pela causa do Reino de Deus, conduzindo sua vida na tarefa de anunciar o evangelho de Jesus, a saber, a notícia de que há completo e suficiente perdão para todos os pecadores que confessam sua culpa e tomam para si a graça divina. E, para o pastor, o grande exemplo é Cristo, perfeito e sublime pastor dos pastores, que andava no mundo atento às necessidades humanas.

FATOS HISTÓRICOS

1950 Inaugurado o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Maior estádio do Mundo, o estádio Mario Filho, o Maracanã é o maior palco de futebol do mundo e ainda é considerado o Templo do futebol mundial com capacidade para cerca de 120 mil pessoas, apesar de ser liberado apenas cerca de 80 a 100 mil ingressos, atualmente passa por reformas para torná-lo mais moderno e é um dos trunfos da candidatura brasileira á Copa do Mundo de 2006. O estádio é utilizado por todos os grandes times do Rio de Janeiro e especialmente para os grandes clássicos do futebol brasileiro. O Flamengo tenta ainda, com a parceria da empresa ISL, a construção de um estádio prórprio com capacidade para cerca de 60 mil pessoas.

1926 Morre o escultor e arquiteto espanhol Antoni Gaudí. Muito identificado com a cidade de Barcelona, Gaudí é autor de diversas obras na cidade, entre elas a Casa Milà e a Catedral da Sagrada Família, em que trabalhou de 1883 até sua morte.

1933 Brasil, México e Venezuela retomam suas relações diplomáticas.

1944 A bomba V-1 alemã é lançada sobre a cidade de Londres.

1946 Um plebiscito decidiu a criação da República Italiana. A família real deixou o país e o governo foi assumido pelo Partido Democrata Cristão.

1967 O fim da Guerra dos Seis Dias determinou o controle de Israel em territórios da Jordânia, Egito e Síria.

1967 Morre o ator americano Spencer Tracy. Um dos grandes nomes de Hollywood, foi indicado nove vezes para o Oscar de melhor ator. Ganhou em 37 com "Intrépido Marujo" e, em 38, por "Com os Braços Abertos". Atuou ainda em "Adivinhe Quem Vem para Jantar" e "Conspiração do Silêncio".

1977 Delegados de 130 países firmam um tratado, em Genebra, para aumentar a proteção da população civil em caso de guerra

ANIVERSARIANTES

1922 - Bibi Ferreira Atriz, cantora e diretora teatral brasileira

1931 - João Gilberto Cantor e um dos grandes expoentes da Bossa Nova. João Gilberto lançou seu primeiro LP, "Chega de Saudade", em 59.

1965 - Elizabeth Hurley Modelo e atriz inglesa que atuou em filmes como "Endiabrado", "Austin Powers" e "Ed TV".

1971 - Mylla Christie atriz brasileira. Atuou em várias novelas da Rede Globo, entre elas, "A Viagem", "Deus nos Acuda" e "Meu Bem, Meu Mal".

1982 - Leelee Sobieski Atriz americana

Nenhum comentário