Breaking News

NOVE PARENTES DE PREFEITO SÃO APROVADO EM CONCURSO DO PRÓPRIO MUNICIPIO

 Nove parentes de prefeito são aprovados em concurso do próprio município


Advogado diz que fato é, pelo menos, suspeito e deve ser avaliado.
Dois filhos, cinco sobrinhos, um irmão e uma cunhada do prefeito Manoel Ildemar Damasceno Cruz, o Mazim (PTB), teriam sido aprovados em concurso público realizado pela prefeitura de São Lourenço do Piauí, comandada pelo petebista desde 2005. Neste caso, os parentes do gestor ocupariam um terço das 27 vagas ofertadas. A prefeitura de São Lourenço do Piauí foi uma das 40 que aderiram ao concurso unificado da Associação Piauiense de Municípios (APPM). 

As provas foram aplicadas no final de maio deste ano e o resultado publicado logo em seguida, pela Fundação Delta do Parnaíba (Fundelta), empresa realizadora do certame. A lista com os nomes dos parentes do prefeito, disponível no site da Fundelta, ganhou repercussão através das redes sociais.

O material foi inicialmente veiculado por moradores do pequeno município de 4.274 habitantes, mas logo ganhou repercussão no Estado. Até o fechamento desta matéria, quase 800 pessoas já haviam compartilhado o documento através do Facebook. A relação traz, por exemplo, os nomes de Mikael Oliveira Cruz e Michelle de Oliveira Cruz, aprovados, respectivamente, nas únicas vagas de "Médico Ambulatorial" e "Odontólogo PSB". 
Os dois profissionais são filhos do prefeito Mazim. O prefeito defende o mérito dos filhos. Segundo Mazim, Mikael foi o único dos três candidatos inscritos a comparecer ao local de aplicação dos testes. "Se os concorrentes não apareceram e ele atingiu a média, quem mais poderia ser aprovado?", argumenta. 

O gestor afasta qualquer possibilidade de facilitação nas provas ou fraude no resultado. "Nem conheço essa empresa que realizou o concurso; foi a APPM quem contratou", disse por telefone

Há indício de falha envolvendo um sobrinho do prefeito. Wallacy R. de Oliveira Paes Damasceno foi aprovado em primeiro lugar para a única vaga de "Tecnólogo em Radiologia". O nome dele, entretanto, não consta na lista das inscrições homologadas pela Fundelta. Documento disponibilizado pela própria empresa mostra que cinco pessoas se inscreveram para o cargo e Wallacy não está entre elas. A empresa não foi localizada para comentar o caso.

A aprovação de parentes do gestor em concurso do município que ele comanda não é ilegal. A palavra é do advogado Helbert Maciel, especialista em Direito Administrativo. "A Constituição Federal determina a realização de concurso público para a contratação de servidores e o critério de aprovações é meritocrático", explica. 

Em outras palavras, passa quem for mais competente. "O fato de ser parente ou não do prefeito não impede o candidato de concorrer a qualquer vaga", assegura Maciel. Mas o próprio advogado pondera sobre o assunto. "Tem que ver em que condições o concurso foi realizado", diz. As fraudes são  mais comuns do que se imagina.

Na avaliação do advogado, o fato de parentes do prefeito ocuparem um terço da lista de aprovados é, pelo menos, suspeito e deve ser avaliado. As empresas contratadas para organizar e executar o concurso unificado da APPM têm até o dia 04 de julho deste ano para divulgar o resultado final - após avaliação dos recursos. O prefeito de cada município é responsável pela homologação do certame, que tem validade de dois anos prorrogável por igual período.
Portal O Dia/Rômulo Maia


Acesse o Artigo Original: http://www.chamadageralparnaiba.com/2012/06/no-piaui-nove-parentes-de-prefeito-sao.html#ixzz1yN3W8ODw

Nenhum comentário