Breaking News

ELEIÇÕES EM CONQUISTA VAI SER O GRANDE TESTE PARA O PT


Eleição em Conquista vai ser o grande teste para o PT

Carlos Casaes / Agência A TARDE                                       Patrícia França

Vitória da Conquista é a cidade mais importante do sudoeste baiano
Terceiro colégio eleitoral da Bahia com chances de ter, pela primeira vez na história, um segundo turno nas eleições municipais desta ano (soma mais de 200 mil eleitores), Vitória da Conquista, no sudeste baiano, caminha para uma das campanhas mais competitivas desde que o PT assumiu, há 16 anos, o comando da prefeitura.
O pelotão da oposição à reeleição do prefeito petista Guilherme Menezes é composto por quatro pré-candidatos: o radialista Herzem Gusmão (PMDB); o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Claudionor Dutra (PSDB); o ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Abel Rebouças (PDT); e o ex-deputado federal Edigar Mão Branca (PV).
Eles entram em campo animados com a percepção do que definem como “desgaste natural” da administração liderada pelo PT, no poder desde 1997, e que ganhou força na eleição presidencial de 2010, quando o eleitor conquistense deu a José Serra (PSDB) mais de 17 mil votos de frente sobre Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. O médico Guilherme Menezes governou Conquista pela primeira vez de 1997 a 2000. Se reelegeu e, dois anos depois, sai para federal, assumindo o vice, José Raimundo Fontes, que também se reelege. Guilherme volta em 2008 e, agora, tenta renovar o mandato com a frente histórica (PT, PCdoB, PSB e PV) para consolidar o projeto do PT.
O presidente municipal do PT, Rivaldo Gusmão, informou que os acordos conseguiram evitar a dissidência do PCdoB e do PSB, que ameaçavam lançar candidatos. “Se o PV ficar na aliança, serão 14 partidos na coligação”, calcula Gusmão. “Estamos trabalhando para ganhar no primeiro turno, porque nossa proposta de governo participativo é bem avaliado pela população”.
A convenção do PT para referendar a chapa, com o PSB na vice, será no dia 30.
Mudança - Segundo colocado na eleição de 2008, quando disputou a prefeitura pelo PSDB, e o mais votado de Conquista na última eleição para deputado federal, Herzem  (PMDB) Gusmão diz que as oposições têm um projeto de governo alternativo ao do PT. Elaborado, diz ele, a partir de reuniões temáticas com especialistas.
“Está havendo um desgaste enorme na gestão do PT”, avalia Gusmão,  que, mesmo sendo do PMDB, fez campanha para José Serra. “A última eleição em Conquista deu ao tucano uma das maiores votações do Nordeste. Uma derrota do PT local”, diz ele. Gusmão diz já ter o apoio do DEM, PMN e PSDC, e que vem mantendo conversas com o PSDB e o PV. O PMDB fará sua convenção no dia 30.
Já o candidato tucano Claudionor Dutra faz segredo sobre os três partidos que, acredita, integrarão sua coligação. O PSDB de Vitória da Conquista fará sua convenção municipal no próximo dia 29.
Dutra também aposta na vitória da oposição em outubro. “Estamos há dois anos nesta campanha, e o PSDB tem condições para assumir a prefeitura”, diz animado. Para o tucano, o PT passa por “uma fase natural de desgaste. O eleitor quer mudança”, assinala ele, que só disputou uma eleição, em 1998, quando  concorreu a deputado estadual pelo PSC.
O PDT, partido que disputou com candidato a eleição de 2008, vai oficializar, no próximo dia 16, a candidatura de Abel Rebouças. O pré-candidato informou que já tem fechado o apoio do PTC e do PRB, e que vem conversando com outras legendas.
Mesmo com o partido dividido, já que uma parte do PV gostaria de ver o PV aliado ao PT, o ex-deputado federal Mão Branca assegura que vai disputar o primeiro turno.
“Essa é uma decisão da nacional, de ter candidato em cidades grandes, e tem o apoio do partido local. Estamos fazendo um trabalho na região e vemos possibilidade de chegar ao segundo turno e assegurar uma renovação na Câmara Municipal”, frisou.
Há 16 anos na Prefeitura de Conquista, o PT vai enfrentar 4 adversários nesta eleição.
Os pré-candidatos e suas estratégias:
Menezes aposta no projeto de gestão  popular - O prefeito Guilherme Menezes, do PT, quer ser reeleito no primeiro turno  e trabalha para manter unida a aliança que o acompanha desde o primeiro mandato.  Até a convenção, no dia 30, pretende fechar com 13 a 14 partidos. Menezes, que já foi duas vezes deputado federal, aposta as fichas no bem-sucedido projeto  de participação popular na gestão pública. Se for reeleito, será o quinto mandato consecutivo do PT em Conquista.
Gusmão diz que PT sofre grande desgaste - O radialista Herzem Gusmão vai disputar, pela segunda vez, a Prefeitura de Conquista. Na eleição de 2008, ele ficou atrás do candidato petista, obtendo mais de 33 mil votos. Em 2010, teve a maior votação no município para a Câmara Federal, mas não levou o mandato. No programa de rádio que comanda, faz uma campanha sistemática contra a atual gestão. Diz que o PT está desgastado  e que a oposição pode chegar ao poder.
População quer mudança, afirma Dutra - O tucano Claudionor Dutra é o outro nome da oposição contra o pré-candidato do PT. Ele diz que está em campanha há dois anos, desde que o eleitor de Conquista deu ao então candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, uma das maiores votações do Nordeste, levando Dilma Rousseff (PT) à derrota. Dutra diz que a população de Conquista cansou do projeto petista e quer mudanças na prefeitura.
Abel Rebouças diz que é hora de renovar - O PDT integra o governo de  Jaques Wagner (PT), mas, em Conquista, o partido designou o ex-reitor da Uesb Abel Rebouças para disputar a prefeitura, que o PT pretende manter sob seu comando. Rebouças diz que, depois de 16 anos, a população dá sinais de cansaço em relação à gestão petista. O pedetista não acredita que a eleição seja decidida no primeiro turno, como acredita a base governista, e diz que é a chegada a hora da renovação.
Mão Branca acredita que o PV é competitivo - O ex-deputado federal Edigar Mão Branca, do PV, confirmou que o seu partido, que ajudou a eleger o atual governo, do qual faz parte, vai referendar, na convenção municipal do dia 30, o seu nome para disputar a prefeitura. Esta será a primeira vez que o PV lança candidato em Conquista. Mão Branca acredita que o PV tem condições de chegar ao segundo turno e promover uma renovação na Câmara Municipal.
FONTE: A TARDE

Nenhum comentário