Breaking News

DANILO SALVA, CORINTHIANS ELIMINA SANTOS E VAI À FINAL PELA 1ª VEZ

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Danilo salva, Corinthians elimina Santos e vai à final pela 1ª vez



Meia marcou gol corintiano no começo do segundo tempo e assegurou classificação inédita
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Comentar19
DIEGO GARCIA
FELIPE HELD
Direto de São Paulo
O Corinthians conquistou nesta quarta-feira, pela primeira vez na história da Copa Libertadores da América, a vaga para as finais do torneio. Jogando no Estádio do Pacaembu, o time do técnico Tite sufocou o Santos e empatou por 1 a 1, eliminando os atuais campeões da competição sul-americana. Graças a um gol de Danilo no início do segundo tempo, os corintianos estão a dois jogos do título mais desejado pela torcida.
» Veja como foi Corinthians 1 x 1 Santos
O resultado só foi positivo para o Corinthians por conta da vitória fora de casa na primeira partida, na Vila Belmiro: 1 a 0, gol de Emerson - que, suspenso, não atuou no Pacaembu. Em São Paulo, Neymar chegou a abrir o placar para o Santos, mas os comandados de Muricy Ramalho visivelmente sentiram o empate na volta para o intervalo e praticamente não conseguiram mais ameaçar o goleiro Cássio ¿ este, vazado pela primeira vez na Libertadores.
Os dois times entraram em campo sem surpresas: o Corinthians foi escalado com Willian na vaga do suspenso Emerson, enquanto o Santos foi a campo com Alan Kardec, Borges e Neymar formando o ataque. Com o gol santista ainda no primeiro tempo, o técnico Tite optou por sacar o camisa 7 para lançar Liedson, mas nem mesmo o camisa 9 foi capaz de mostrar poderio ofensivo - pelo contrário, o gol de empate do Corinthians nasceu de dois meias, com Alex cruzando para Danilo.
Os dois times voltam a campo neste final de semana pelo Campeonato Brasileiro: o Corinthians joga domingo contra o Palmeiras, às 16h, no próprio Pacaembu, enquanto o Santos recebe o Coritiba na Vila Belmiro, no mesmo dia, mas às 18h30 (horários de Brasília). Classificados, os corintianos esperam por Boca Juniors ou Universidad de Chile, que decidem o outro finalista da Libertadores nesta quinta-feira, em Buenos Aires.
Primeiro tempo: Neymar faz e incendeia decisão
O jogo começou com o Santos tendo dificuldades para articular jogadas e permitindo contra-ataques rápidos ao time do técnico Tite. Os visitantes tentaram chegar ao gol de Cássio aos 5min, em bola para Durval, e aos 9min, em falta sofrida por Alan Kardec pela direita - a primeira foi pela linha de fundo, enquanto a segunda foi afastada de cabeça pela zaga, dando origem a um perigoso contra-ataque, encerrado com um chute fraco de Willian aos 10min.
Com uma defesa bem postada, o Corinthians passou a sofrer faltas, como na de Willian aos 17min e na de Jorge Henrique, aos 18min - nesta, Alex cobrou com perigo e obrigou Rafael a saltar para evitar que a bola atingisse pelo menos a trave. Com a partida truncada, o Santos tentava chegar pela bola aérea, como nos cruzamentos aos 24min, aos 25min e aos 27min. Aos 28min, Ganso tentou acionar Borges na área, mas o passe saiu muito longo.
O Santos tentou com Borges, impedido, aos 31min, enquanto o Corinthians respondeu com Willians, aos 34min, para fora. Porém, aos 35min, o Santos acendeu a decisão e fez 1 a 0, ressurgindo para o confronto: Neymar passou na direita para Alan Kardec, que avançou, foi à linha de fundo e cruzou - a bola desviou em Borges, bateu na trave e voltou nas pernas do próprio Neymar, indo para dentro do gol. Porém, com a vantagem, o time de Muricy Ramalho passou a se defender em busca do intervalo.
Com o rival recuado, o Corinthians aproveitou e quase conseguiu o 1 a 1 ainda no primeiro tempo. Aos 43min, após bola mal afastada, o volante Ralf arrematou sem força; depois, aos 45min, Jorge Henrique aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou para o chão, parando na defesa do goleiro Rafael.
Segundo tempo: empate rápido e alívio alvinegro
No segundo tempo, com Liedson na vaga de Willians, o Corinthians conseguiu tranquilidade e empatar a partida logo aos 2min: após falta cruzada por Alex pela esquerda, a defesa do Santos não afastou e a bola caiu no pé de Danilo, que teve tranquilidade para mandar para as redes. De quebra, aos 6min, o mesmo Alex cruzou fechado pela direita, e o Corinthians só não teve chance mais perigosa porque Alan Kardec tirou de cabeça.
Com 8min, após um atraso do gandula na reposição de bola, Adriano caiu na provocação e atrapalhou a sequência do jogo. Com o emocional em frangalhos após o empate, o Santos passou a cometer seguidos erros de passe. Em busca de empate, aos 15min, Henrique invadiu a área pela direita e dividiu no corpo com Danilo, indo a chão e pedindo pênalti - sem sucesso.
Mas o momento era do Corinthians, e o time quase fez o gol da virada aos 23min: após cruzamento de Alex pela direita, Paulinho apareceu livre na área e mando de primeira na trave - no entanto, a arbitragem já assinalava impedimento.
Com 30min, Alex - o melhor jogador do meio de campo do Corinthians no jogo - arriscou chute forte de frente para o gol e parou na defesa de Rafael para baixo. Aos 40min, Ganso lançou para a área e Alessandro tentou cortar, mandando sem jeito por cima do gol de Cássio. No fim, na base do sufoco, o Santos tentou chegar, como no lançamento de Rafael para Dimba nos acréscimos. A essa altura, nada mais podia adiar: enfim, o Corinthians era finalista da Libertadores.
Ficha técnica
CORINTHIANS 1 X 1 SANTOS
Gols
CORINTHIANS: Danilo, aos 2min do segundo tempo
SANTOS: Neymar, aos 35min do primeiro tempo
CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; e Jorge Henriqu e Willian (Liedson)
Treinador: Tite
SANTOS: Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan (Léo); Adriano (Elano), Arouca e Paulo Henrique Ganso; Alan Kardec, Borges (Dimba) e Neymar
Treinador: Muricy Ramalho
Árbitro
Leandro Vuaden (RS)
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

esportes.terra

VARJOTA NOTICIAS.COM

Nenhum comentário