Foto - SAMU de Paramirim presta contas à população
               Evento no auditório da Câmara de Vereadores
"Com o objetivo de apresentar um balanço das atividades realizadas em 2011, bem como demonstrar o índice de resolutividade da rede hospitalar do município, a equipe do Serviço Médico de Urgência (SAMU 192), de Paramirim, realizou um evento no auditório da Câmara de Vereadores. O evento teve também como objetivo pontuar as urgências do município, sinalizando os tipos de atendimentos mais comuns, bem como sensibilizar as autoridades para que viabilizem medidas que atenuem os acidentes em vias públicas.
Segundo o Jornal Tribuna do Sertão, a abertura do evento foi feito pela Enfermeira Paula Silva, que falou sobre o histórico da implantação da Rede SAMU 192 no Brasil. Segundo ela, vários fatores contribuíram para a implantação, a exemplo do aumento da demanda, a insuficiente estruturação da rede assistencial e até mesmo a grande extensão territorial do país. Hoje, o SAMU está presente em 1.627 municípios brasileiros e aproximadamente 112 milhões de pessoas podem contar com o serviço. Na Bahia, o SAMU começou a ser implantado em 2003, em 10 municípios, mas a meta do Ministério da Saúde é ter 100% de cobertura até o final de 2014.
Falando em seguida, a Coordenadora do Serviço em Paramirim, Cleide Lima Santos falou sobre a missão do SAMU 192, bem como sobre as metas para 2012. Segundo ela, o SAMU tem como missão principal diminuir o intervalo terapêutico para os pacientes vítimas de trauma e urgências clínicas, possibilitando maiores chances de sobrevida, diminuição de sequelas e garantir a continuidade do tratamento encaminhando os pacientes nos diferentes serviços de saúde de acordo com a complexidade de cada caso.
Sobre as metas para 2012, Cleide Lima destacou algumas, a exemplo de dar orientação sobre primeiros socorros nas escolas, realizar palestras para a população, firmar parcerias com a rede de atenção básica e promover a educação continuada de toda a equipe.
Já a enfermeira Marinalva Silva apresentou os gráficos, que foram a base de todo o trabalho de pesquisa e de atendimentos de emergência pré-hospitalar.

Ainda segundo o Tribuna, o SAMU 192, em Paramirim, conta com uma equipe formada por seis condutores, cinco técnicos em enfermagem, cinco enfermeiros, sete médicos e uma coordenadora. A Unidade de Suporte Básico atende uma população estimada em 40 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Paramirim, Caturama e Érico Cardoso. Já a Unidade de Suporte Avançado atende uma população estimada em 63 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Paramirim, Rio do Pires, Caturama, Érico Cardoso e Botuporã" (Fonte do texto e da foto: www.blogdoglauber.com.br)
( Nota de Macaúbas On Off: Informações ainda não confirmadas ambulância do SAMUR de Paramirim já prestou serviços para paciente de Macaúbas, durante o Carnaval de Paramirim deste ano)