Breaking News

VEJA DOCUMENTARIO DO CRISTAL RUTILADO DA REGIÃO DE NOVO-HORIZONTE-BAHIA

O Blog Liberdade bom-sucesso traz um documentario sobre o Quartzo Rutilado ou Cristal rutilado a maior economia da região de Novo Horizonte- Ibitiara- Bahia, saiba tudo sobre esse mineral muito caro.

Cristal rutilado da Região de Novo Horizonte-Ba

Quartzo rutilado em novo Horizonte -Ba

QUARTZO

CRISTAL-DE-QUARTZO ou AGREGADO DE CRISTAIS DE ROCHA
Gema citada na Bíblia (Job 28:17).
As 3 fotografias do sítio Portal das Joias mostram quartzos.
O cristal-de-rocha é o mais comum de todos os cristais. Pedernal (pederneira) é o quartzo comum, arredondado pelo transporte em águas dos rios...
Como vimos, cristal é um termo genérico. Diz-se de todos os minerais que têm a forma cristalina, ou seja já nasce como cristal, como o quartzo que é um cristal!
O quartzo-puro é conhecido como “cristal-de-rocha” ou simplesmente quartzo.
O quartzo-violeta é conhecido como “ametista”.
O quartzo-amarelo é conhecido como “citrino”.
O quartzo-rosa é conhecido como “quartzo-rosa”.
O quartzo-verde é conhecido como “aventurina” e por aí vai...

Quando possui as cores amarela, parda ou avermelhada, provocadas por óxido de ferro, recebe o nome de quartzo-ferrífero. Muitas vezes ele forma cordões, ou filões de preenchimento de cor branca leitosa, em rochas distintas.
“Entre as muitas variedades do quartzo, a mais abundante é o quartzo-incolor, muito conhecido pelos nomes de quartzo-hialino e cristal-de-rocha. Essa segunda denominação é muito infeliz, porque todos os minerais formam cristais e todas as rochas são compostas de minerais... Para piorar ainda mais as coisas, os dicionaristas escrevem cristal de rocha (sem hífen). Quem escreve assim está falando de um cristal qualquer de uma rocha qualquer, não de uma variedade de quartzo de características bem definidas”, diz o geólogo Pércio de Moraes Branco (museugeo@pa.cprm.gov.br).
Quartzo é um mineral formador de rochas, pois o quartzo se encontra em quase todos os tipos de rochas, também uma pedra ornamental e uma gema.
Por causa de suas propriedades, ele é dificilmente atacável, seja por via mecânica, seja por via química. Por esse motivo é o mineral mais abundante na terra. O nome quartzo tem se mantido em sua forma primitiva, não tendo sofrido qualquer alteração posterior.
Quando componente principal das rochas, ele se apresenta na forma de quartzo cristalizado, vítreo, incolor e transparente, ou como quartzo-comum, opaco, quartzo-leitoso ou quartzo-filoniano. As variedades coloridas são pedras ornamentais muito apreciadas.
Brilho: vítreo, traço branco, fratura concóide e estilhaçáveis, não exibe clivagem, é muito estável, sendo atacado somente pelo ácido fluorídrico. As formas trigonais bem cristalizadas apresentam, usualmente, prismas hexagonais e faces romboédricas nas extremidades.
Além de seu emprego em joias, o quartzo é muito usado pelos terapeutas que empregam cristais. Importante como matéria-prima na indústria eletrônica, como abrasivo, nas indústrias de vidro e cerâmica.
É utilizado também no campo da técnica para a obtenção de ultra-sons (por causa de suas propriedades piezoeléctricas) e para o controle de emissores e relógios. Na fabricação de vidros de alta qualidade, esses vidros são chamados de cristal, o que vem aumentar ainda mais a confusão de nomes envolvendo o quartzo...
Copos de cristal, lustres de cristal, entre outros, são feitos de vidro, que não é matéria cristalina. Por isso, quando se fala de quartzo-incolor, deve-se usar o nome correto, cristal-de-rocha, e não apenas cristal...
Abaixo (lado esquerdo da tela), quartzo-leitoso, foto do sítio Companhia das Gemas. Lado direito, cristal-abacaxi ou quartzo-abacaxi, curioso tipo de cristal-de-rocha, foto by Portal das Joias.
Um elemento importante para o reconhecimento do quartzo são as estrias sobre as faces prismáticas. Encontra-se em geados, filões, cavidades e drusas.
No Cazaquistão, por exemplo, foi encontrado um cristal, em 1958, com a altura de uma casa de dois andares, pesando 70 toneladas. As drusas, agregados de cristais desenvolvidos sobre uma base plana, podem conter, no caso do quartzo-incolor, milhares de cristais, totalizando centenas de quilogramas. A maior já encontrada tinha 784 kg!
Fórmula: Si O2 (anidrido silício, denominado sílica). D: 7. DR.: 2,65.
Localidades: O Brasil é o maior produtor mundial de quartzo, com jazidas principalmente em Minas Gerais, Goiás e Bahia, particularmente na região do Planalto Central, próximo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Também é encontrado na Espanha, Alemanha, Alpes, Urais, República de Madagáscar.
Analogias: Energia: projetiva, receptiva. Planeta: Sol, Lua. Signo Leão. Elemento: fogo, água. Chakra: coronário, todos. Tarô: O Mago.
volta ao topo

Para aqueles que gostam: Significado Esotérico
A pura luz branca emitida através dele, por conter todas as cores, possui qualidades regeneradoras e energizantes. É fonte de força cósmica, ideal para sessões de cura. Possui uma aura radiante, muito forte, indicada para harmonizar o ambiente. É o cristal da sabedoria, do misticismo e da clarividência, usado como um amplificador poderoso. Dá proteção contra todos os tipos de radiação. É extremamente eficiente em radiodifusão e armazenamento de formas-pensamentos.
O cristal de quartzo, o mais comum de todos os cristais, costuma ser colocado no alto da cabeça, no chakra da coroa, e diz-se que ele estimula a glândula pineal, sensível à luz, e ativa a consciência superior. Objetivo: cura, psiquismo, poder, equilibra as emoções, excelente para a meditação, desfaz negatividade no campo energético da pessoa e do ambiente.
É a pedra da vitória, auxilia vencer a ansiedade e ajuda a percepção intuitiva. Proporciona um equilíbrio emocional, físico e mental. É uma pedra universal que reflete todas as cores do arco-íris. É a pedra vocacional, antidispersivo, é muito usado por bruxos preguiçosos. Ele deve ser guardado num saquinho de couro com ramos secos de arruda, avenca, hera e um pouquinho de tabaco.

QUARTZO-AZUL (BLUE QUARTZ) – Uma forma muito rara de se encontrar. Usado na Lemúria para abrir o chakra cardíaco, aumentar a longevidade e auto-expressão. Promove paz e tranquilidade, auxilia no desenvolvimento da paciência, tolerância e compaixão. É calmante anti-inflamatório e regula os hormônios. Útil contra os desconfortos do período menstrual. Favorece as relações e a expressão, estimulando o comportamento casual e espontâneo.
Quartzo-azul
QUARTZO-ENFUMAÇADO ou QUARTZO-FUMÊ – Uma das mais brilhantes de todas as pedras escuras, o quartzo fumê supostamente transforma a energia espiritual do corpo em poder curativo, quando posto sobre o chakra da raiz. Os terapeutas dizem que o quartzo fumê deve ser usado com cuidado. Ligeiramente escuro, com inclusões aciculares de rutilo. Apresenta com frequência, inclusões de amianto, clorita, turmalina. Localidade: Brasil (Minas Gerais). Inicia o movimento de Kundaline. Excelente para meditação. Alinha os três chakras de baixo. Dá proteção, ensina o caminho da luz, quando se está dentro da escuridão.
Quartzo-fumê, foto do sítio Companhia das Gemas.
QUARTZO-ROSA ou RÓSEO (ROSE QUARTZ) – Frequentemente com fissuras e ligeiramente transparente, sua cor, pouco resistente à luz, varia entre o vermelho-claro, róseo e violeta-claro. A substância corante é o manganês. Muitos deles encontrados no mercado, foram coloridos artificialmente com óxido de ferro. Localidades: Brasil, República de Malgaxe, EUA, Urais, Áustria. Sua cor suave e calmante, serve para curar mágoas acumuladas pelo coração, dissolve as cargas que reprimem a capacidade de dar e receber amor. Emana uma energia que substitui as tristezas, temores e ressentimentos, e resolve os problemas emocionais. Diz-se que, no chakra do coração, o quartzo ajuda a obter amor próprio e paz interior, que se acredita serem o primeiro passo no processo de cura. Os terapeutas de cristais aconselham os clientes a usar o quartzo rosa para ajudá-los a conquistar a harmonia consigo mesmos. Usado para estimular o amor e abrir o chakra cardíaco. Aumenta a confiança e o falso orgulho é negado. Ajuda a limpar sentimentos de culpa, medo e ciúme. Chakra: cardíaco. Tarô: A Decisão. Desfaz pedras dos rins. Signo: Touro. Leva a pessoa para a auto-realização, é indicada para carência afetiva ou problemas de relacionamento.
Girafa em miniatura, lapidada em cristal de quartzo-rosa...
QUARTZO-RUTILADO – Transmuta negatividade, excepcionalmente poderoso. Alivia depressão, facilidade para inspiração e aumento da clarividência. Poder de cura muito grande. Chakra: todos. Abaixo, quartzo-rutilado, ambas as fotos são do sítio Companhia das Gemas.
QUARTZO-TURMALINIZADO – Contém turmalina preta. Dá projeção astral e é condutor da luz. Nivela polaridade masculina e feminina.
QUARTZO-VERDE ou AVENTURINA – É um agregado formado por compactação de finos grãos de quartzo, opaco e compacto. A presença de pequenas lâminas de óxido de ferro inclusas lhe conferem uma cor pardo-avermelhada (pedra-ouro). E a mica de cromo lhe dá uma cor verde (crisoquartzo), conhecido como aventurina e chamado também de aventurina-verde. Posta sobre o chakra do plexo solar, supostamente liga o corpo mental, superior e inferior, ao físico; liberta energia bloqueada e permite uma respiração profunda e curativa. Fortalece a saúde em geral, tem o poder de curar, tonifica e estimula a circulação sanguínea e restabelece as energias do corpo. Dá sorte no amor e no jogo. Manifestando abundância estimula criatividade e facilita a vida. Mantém os pés no chão. É calmante e proporciona autoconfiança, controle e maturidade. Corresponde ao chakra cardíaco. Signo: Câncer. Propriedades físicas como as da ametista. Localidades: Brasil, Urais, Índia, República de Malgaxe.
Quartzo-verde-rutilado, foto do sítio Companhia das Gemas.
DIAMANTE DE HERKIMER? – É uma forma de quartzo. Alivia o stress e a tensão, especialmente nos músculos. Similar ao diamante, irradia energia, armazena informações, tem a habilidade para obter recordações de vidas passadas e estimula clarividência. Objetivo: cura, proteção, psiquismo, poder. Energia: receptiva. Planeta: Sol. Elemento: fogo. Chakras: todos. Tarô: A Justiça. Signo: Leão.

Do lado direito da tela, girafa da coleção “Animais”, peça banhada a ouro, com cristal Swarovski, adquirida em São Paulo (1986).
Do lado esquerdo, girafas confeccionadas em prata, uma peça com o corpo trabalhado em drusa de cristal-de-quartzo (lado esquerdo) e a outra foi trabalhada com pedra de ametista (lado direito). Ambas foram adquiridas no Shopping Center Ibirapuera, em São Paulo (1986). Estas são as primeiras peças em prata da coleção...
Entrada principal !

Nenhum comentário