Breaking News

Super Laranja no combate às Doenças

SUPER LARANJA NO COMBATE ÁS DOENÇAS


A laranja, famosa fonte de vitamina C, pode passar a ser uma importante arma no combate a uma série de doenças, desde obesidade e males cardíacos à síndrome do intestino irritável. Isso porque um grupo de cientistas noruegueses está produzindo um lote da fruta geneticamente modificada para criar um "super suco". Eles pretendem gerar laranjas Valência, mais comuns, com os pigmentos vermelhos das laranjas sanguíneas, mais raras. Este segundo tipo é rico em antocianinas, que dão as cores vermelho, roxo e azul às frutas e que também, acredita-se, protegem o corpo contra um série de doenças.
As primeiras mudas da laranja geneticamente modificada com genes para os pigmentos vermelhos estão crescendo num centro de pesquisas espanhol, de acordo com reportagem do “Independent”. Elas devem produzir as primeiras frutas no fim deste ano, de acordo com pesquisadores do John Innes Centre, na Noruega.
- Estudos mostraram que a laranja sanguínea pode prevenir ganho de peso, e outras pesquisas, que ainda serão publicadas, mostraram que mesmo um copo de suco deste tipo de laranja pode melhorar seus fatores de risco cardiovascular comparada com laranjas amarelas - disse a professora Cathie Martin.
Laranjas sanguíneas são difíceis de cultivar porque exigem períodos de temperaturas frias imediatamente antes da colheita, o que estimula a produção das antocianinas. Por isso, sua produção é restrita a uma região na Sicília. Mas, com a modificação genética, os cientistas esperam ampliar a produção da laranja sanguínea para a Espanha e o Brasil.
- Às vezes é muito difícil encontrar suco de laranja sanguínea porque você precisa de condições climáticas especiais para elas crescerem - afirmou Cathie.
Em um experimento inédito envolvendo 25 voluntários, quem bebeu meio litro de suco de laranja sanguínea nas refeições apresentou fatores de risco para doenças cardíacas significativamente mais baixos, como ácidos graxos na corrente sanguínea.

fonte:oglobo

Nenhum comentário