Breaking News

SEMIARIDO: SE NÃO CHOVER, BAHIA PODE TER A MAIOR SECA DOS ULTIMOS ANOS 30 ANOS

Semiárido: Se não chover, Bahia pode ter a maior seca dos últimos 30 ano 

A seca que atinge o semiárido da Bahia fez o governo estadual decretar situação de emergência em 158 municípios Em dezembro do ano passado, havia apenas 29 cidades nessa situação
Cerca de 2 milhões de pessoas já foram afetadas, de acordo com o governo Se não chover até o final deste mês, a Bahia registrará a maior seca dos últimos 30 anos, afirma a Secretaria da Casa Civil.
O período de chuvas vai de dezembro a março, mas em algumas localidades não cai água suficiente para abastecer a população, alimentar o gado e irrigar plantações desde o início de 2011.
Ainda segundo a Folha de São Paulo, hoje, o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) vai a Salvador assinar um convênio de R$ 168 milhões para que sejam construídos 1.240 sistemas de abastecimento de água até 2013. Cerca de cem serão feitos em regime emergencial. O governo federal também deve liberar R$ 10 milhões para contratação de carros-pipas e cestas básicas.
Reservatórios do Estado estão praticamente secos. O de Mirorós, na margem do rio Verde, está com apenas 9% de sua capacidade. A barragem deveria garantir água para 350 mil habitantes do norte da Bahia.
A seca compromete a agricultura do semiárido. O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, afirma que praticamente toda a safra de milho e feijão está perdida.
Duas adutoras estão em construção para tentar levar mais água do São Francisco para as barragens. Mas as obras, fundamentais para 750 mil pessoas, só devem ficar prontas no fim do ano.
Enquanto a água não chega, Exército, municípios e Estado abastecem os flagelados com carros-pipas.Em Ibitiara , a situação ta feia em relação a seca nas estradas os criadores de gados arrancando capim e gado solto motivo por nãso tem mais pastos para o gado, povoados como Aguada e outros o carro pipa da prefeituara tem que abastecer a populaçao, e vem ai o micareta 2012 será que o prefeito tem coragem de realizar essa festa que ira gastar um bom dinheiro, espero que Deus mande chuva para todos, assim o gado volta a ter o que comer, a prefeitura realiza o micareta e acaba tudo bem.Blog liberdade bom sucesso a voz do povo de Ibitiara.

Nenhum comentário