Breaking News

RODOVIA QUE LIGA iTAMBÉ A VITORIA DA COMQUISTA É TOTALMENTE RECUPERADA

domingo, 25 de março de 2012

Rodovia que liga Itambé a Vitória da Conquista é totalmente recuperada

Obra foi financiada com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Governador Wagner e seu vice, Otto Alencar,
presentes da cerimônia de entrega da obra, em Itambé
 
Os moradores do município de Itambé, a 566 quilômetros de Salvador, no Sudoeste, agora podem ir a Vitória da Conquista quantas vezes acharem necessário e com mais comodidade e segurança na via de acesso. Isso porque os 52 quilômetros do trecho da BA-263 que liga as duas cidades foram totalmente recuperados. O benefício não serve apenas aos quase dois mil veículos que trafegam pelo trecho diariamente, mas à população que utiliza a estrada para ir à escola, à universidade, ao hospital, ao posto de saúde e ao trabalho.


Os benefícios de uma rodovia restaurada têm contemplado a toda a família do comerciante Hélio Menezes dos Santos, 66 anos. Ele afirmou que a restauração facilitou a ida do filho de 20 anos à universidade, porque ampliou o transporte para Vitória da Conquista e a viagem ficou mais rápida. “Ele agora sai de casa tranquilo, sem medo de perder aula. Antes, por causa das péssimas condições na estrada, às vezes o atraso era constante mesmo saindo cedo. Eu também passei a ir com mais frequência a Vitória da Conquista para comprar produtos para o meu bar”, contou.
Além do comerciante Hélio, a cozinheira Maria da Glória Ribeiro também está usufruindo do desenvolvimento local após a restauração da via. Ela trabalha em um restaurante que fica no meio da estrada, localizado na Serra do Marçal, uma das paisagens mais exuberantes do Sudoeste. “Depois que reformaram tudo aqui, os clientes passaram a parar mais no restaurante. Acredito que, como agora eles têm mais tempo porque estão mais tranquilos e, aí, param um pouco para relaxar e admirar a paisagem”, disse.


O investimento de mais de R$ 29,4 milhões beneficia 731 mil pessoas de Itambé, Vitória da Conquista, Itapetinga e Livramento de Nossa Senhora. Inaugurado neste sábado (24) pelo governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário de Infraestrutura Otto Alencar, na via, passam diariamente, em média, 1,5 mil veículos. Com a entrega do trecho que liga Itambé a Vitória da Conquista, o Governo Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, conclui a revitalização da BA-263.
“Nunca fizeram uma obra tão boa nesta estrada. Estou admirado. O melhor é que vou gastar menos com peças de carro, que era uma coisa frequente”, afirmou o aposentado José Inocêncio da Silva, 80 anos. Um dos grandes problemas da estrada de Itambé era o ‘Trevo da Morte’, onde já foram registrados diversos acidentes fatais. Agora, com a recuperação, os motoristas passaram a ter uma visibilidade melhor. A obra faz parte do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar), estruturado pelo Governo do Estado e financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
Fonte: AGECOM/BAHIA

Nenhum comentário