Breaking News

RELATO E FOTO DA ENCHENTE DO SÂO FRANCISCO 1949

Sparkline 224,267

O BLOG LIBERDADE BOM SUCESSO TRAZ RELATO DA ENCHENTE DO RIO SÃO FRANCISCO 1949 XIQUE-XIQUE-BA

Foto Antiga: ENCHENTE EM XIQUE-XIQUE (1949)

ENCHENTE DE 1949
A velha foto registra um momento histórico de Xique-Xique: a grande enchente do Rio São Francisco no ano de 1949, precisamente na esquina formada pela Rua da Frente e a Praça Getúlio Vargas.
Muitas pessoas em Xique-Xique ainda se lembram daquela que é tida por todos como a maior enchente do São Francisco no século XX, maior que a de 1911 até então tido como descomunal.
Eu por exemplo, ainda tenho na memória essa grande enchente e me lembro perfeitamente de que costumava tomar banho na grande rampa que ficava em frente ao Mercado. A água invadiu a residência da minha mãe, situada no lado leste da Praça D. Máximo e tivemos que nos mudar para uma casa situada na Av. J. Seabra quase em frente à Usina de Seu Lulu.
Xique-Xique, em 1949 possuia uma pequena área urbana e ainda não existia o Mercado Municipal São Francisco e nem as várias ruas do seu entorno.
A feira livre era realizada no Rua da Frente, Praça Getúlio Vargas, Rua Belo Horizonte e demais ruas vizinhas.
Hoje o Velho Chico etá totalmente controlado pelas represas de Três Marias em Minas Gerais e Sobradinho na Bahia, não mais invadindo as cidades ribeirinhas pois suas águas estão constantemente sendo administradas em função da usinas hidrelétricas construídas a partir da própria Represa de Sobradinho.
Por isso, não mais existe o perigo de uma eventual enchente desse nível, podendo, portanto, ser dispensado o PAREDÃO construído, segundo os idealizadores, para evitar a invasão da cidade pelas águas.
Eliminemos, pois, o PAREDÃO, em benefício da saúde pública e em prol da beleza da nossa cidade e do nosso Lago Ipueira.

Nenhum comentário