Breaking News

REDE GLOBO MENTE, COTIDIANAMENTE

DO SARAIVA

domingo, 4 de março de 2012


Rede Globo mente, cotidianamente



Fotografia exibida pelo jornal nacional, da rede globo.
Acabei de ler um post sobre uma reportagem do jornal nacional. O assunto me interessou e assisti ao vídeo sobre as descobertas arqueológicas na região do cais do porto, no Rio de Janeiro. A matéria é curta, porém tem uma flagrante mentira, embora esta aparentemente tenha sido usada exclusivamente para dar uma face humana aos restos mortais encontrados. Porém muito cuidado com o texto da emissora a respeito de uma imagem. Pode não ser o que ela está dizendo.
Estas crianças na fotografia foram mostradas como vítimas da escravidão que chegaram ao Brasil em um navio negreiro. Sim, elas estiveram a bordo de uma dessas abominações flutuantes, mas foram resgatadas. Eram 95. Este registro é do dia 1 de novembro de 1868, no HMS Daphne, no litoral oriental da África. Este navio foi utilizado para evitar que mercadores árabes continuassem traficando escravos naquela região. Aliás o mesmo que os britânicos faziam nessa época, no Oceano Atlântico, contra os brasileiros e portugueses destruidores da dignidade humana em seu comércio repugnante.
Como eu sei isto? Já tinha visto uma gravura com esta mesma imagem. Como não sabemos tudo precisamos nos precaver. Numa reportagem não basta o que/quem, como, quando, onde e por quê. O principal é avaliar a quem interessa.
Não podemos confiar no que dizem. O que vemos se transforma no querem que vejamos. O impacto da visão e o sentimento resultante são manipulados pelo texto do apresentador. A imprensa, seja a privada ou a pública, tem um único objetivo: induzir-nos a acreditar que o seu produto é a verdade. Pode se utilizar de uma fraude aparentemente inocente como esta ou nos impingir uma gigantesca mentira.
Gravura sobre foto original de George L. Sullivan nationalarchives.gov.uk
Crianças africanas resgatadas de um navio negreiro

Nenhum comentário