Breaking News

Quadrilha que roubou Barramar realizava dois assaltos por semana

Quadrilha que roubou Barramar realizava dois assaltos por semana

Seis assaltantes morreram durante cerco da polícia


Da Redação

publicidade
Pelo menos dois assaltos por semana. Esse era o saldo da quadrilha que assaltou nesta segunda (26) a garagem da empresa Barramar, em Pirajá, segundo o delegado Marcos César, da DRFR. “Eles arrumavam as armas, arregimentavam uma média de 10 a 12 pessoas por ação e articulavam os esquemas contando com carros roubados”, contou o delegado César.

O bando pensava cada detalhe das ações e costumava fazer levantamento dos locais, planejando as rotas de fuga e procurando entender a atuação da policia nos locais. Esse levantamento, no caso da ação de ontem, facilitou a espreita da equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.

Há três meses investigando a atuação do bando, a polícia suspeita que é de autoria da mesma quadrilha assaltos a agências bancárias (como a do Banco do Brasil do Centro Administrativo, no dia 27 de fevereiro, e do Bradesco da Calçada, em novembro do ano passado) e lojas. Não descarta atuação no interior do estado, investigando a possibilidade de estarem envolvidos em um assalto praticado a agências bancárias  no interior.

Nesta segunda (26), com os bandidos, foram apreendidos dois revólveres e três pistolas – duas de calibre ponto 40 e uma de calibre 380 –, além de 13 celulares e quatro radiocomunicadores. Não se sabe, ainda, quem liderou a ação, já que o ‘cabeça’ da quadrilha, Deivide Vicente da Silva, o “Barandão”, 33, está preso desde 7 de março (veja acima). Os presos devem responder por porte ilegal de armas, formação de quadrilha e roubo.
Quadrilha que roubou Barramar realizava dois assaltos por semana


Roubo, perseguição e mortes
Agentes da Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR) estavam de prontidão. O Serviço de Inteligência da polícia sabia que a mesma quadrilha que roubou R$ 84 mil da empresa de ônibus Praia Grande no início deste mês agiria novamente. A dúvida era  se a próxima vítima seria a Barramar ou a Axé, ambas em Pirajá.

A incerteza acabou por volta das 2h de ontem, quando os policiais foram avisados que funcionários da Barramar estavam rendidos por cerca de dez homens fortemente armados. A tocaia estava pronta. “Esperamos eles saírem para não colocar em risco a vida dos reféns. Quando saíram, fomos atrás e a troca de tiros começou. Eles foram pegos de surpresa”, conta o delegado Marcos César Silva.

Os bandidos deixaram o local divididos em um Corsa Classic prata, um Spacefox preto e um Polo prata, mas ao serem surpreendidos por viaturas da Furtos e Roubos e do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil (COE) começaram a atirar. “Eles tinham fuzil, submetralhadoras e pistolas e atiravam enquanto corriam a 180 km/h pela BR-324”, diz o delegado.

Ele relata ainda que na Jaqueira do Carneiro os bandidos que estavam no Corsa e trafegavam sentido Salvador perderam o controle do veículo e despencaram numa vala de esgoto 15 metros abaixo da BR. O motorista e o bandido, que estava no banco de trás, morreram. O carro foi retirado da vala na invasão Baixinha de Camurugipe às 8h30 com ajuda de um guincho.

Federação
Os bandidos que estavam no Spacefox conseguiram chegar até a região do Forno, no Engenho Velho da Federação. “Eles tinham um carro mais veloz que o nosso. Mas assim mesmo as viaturas continuaram a perseguição e, como sabíamos da existência de uma casa deles, fomos para lá e conseguimos capturá-los”, diz o delegado, sem informar o modelo de carro usado pelos policiais. No local, a polícia apreendeu também uma moto Pop 100.

Um morador do Engenho Velho da Federação estava saindo para trabalhar, por volta das 4h30, quando se deparou com os policiais. “Eles gritaram: entra, entra! Entrei rapidamente e depois comecei a ouvir muitos tiros”, relata. No confronto, quatro foram baleados e um foi preso. De acordo com a polícia, eles chegaram a ser conduzidos para o HGE, mas não resistiram. O delegado relata que dois ou três criminosos conseguiram fugir no Polo Prata.

Investigação
Leonardo da Silva Lima, preso na operação no Engenho Velho da Federação, é ex-cobrador da Barramar e tinha sido demitido há dois meses da empresa.
Ele dirigia o veículo. Segundo a polícia, ele também participou do assalto à empresa Praia Grande e tem passagem na polícia por receptação de veículos roubados. Ele nega as acusações.

“É a primeira vez que participo de um assalto. Só fiquei responsável agora por receber o dinheiro e colocar na casa”, diz Leonardo.

No Pero Vaz, a polícia prendeu, em casa, Elisson Santos Santana, 21. Ele trabalhava como vistoriador da Barramar há quase um ano, verificando a chegada dos veículos no portão e, segundo a polícia, foi quem avisou os horários de entrada e saída do dinheiro e o caminho de acesso ao cofre.

“Mosquito sabia que eu trabalhava na Barramar e perguntou se eu queria fazer parte de um esquema. Aceitei e passei todas as informações para ele”, confessou Elisson, referindo-se a um dos bandidos mortos. O delegado investiga se Mosquito liderou a ação. De acordo com a polícia, os bandidos levaram cerca de R$ 70 mil da empresa.

Invasão
O grupo, segundo o titular da DRFR, era formado por 10 homens e quatro usavam a farda da Barramar para entrar na empresa.

“Os quatro vigilantes que estavam no plantão não estranharam a presença deles por causa das fardas”, conta o gerente administrativo da empresa, Adriano Andrade. “Quando passaram do portão e subiram a escada já foram apontando a arma e renderam os vigilantes. Os bandidos ficaram espalhados pelos setores que estavam funcionando, como manutenção, limpeza e a lanchonete, e mandaram todo mundo deitar no chão dizendo que iam matar e explodir tudo”, relata.

Mas invadir a sala do cofre era mais difícil. Segundo o gerente, a porta é de aço e tem proteção antiarrombamento. A quadrilha conseguiu entrar porque Elisson informou quem era o funcionário responsável por buscar os malotes de dinheiro para colocar nos ônibus.

“Dois bandidos colocaram armas na cabeça desse funcionário e mandaram ele dar um jeito de abrir a porta. Estávamos contando o dinheiro quando ele pediu para pegar os malotes. Estranhamos o horário, mas ele insistiu e abrimos a porta. Foi então que três homens armados entraram xingando muito e nos ameaçando”, revela uma funcionária.

O incidente mudará a rotina da empresa. “Temos 1.200 funcionários e nunca podíamos imaginar uma coisa dessas. Vamos ter que reforçar a segurança e rever nossos métodos de contratação”, analisa o gerente.




Tags:
Polícia, Quadrilha, Assaltantes, BarramarBlog liberdade bom sucessso

Nenhum comentário