Breaking News

Policia de Pernambuco prende 75 pessoas em rinha de canarios

Polícia de Pernambuco prende 75 pessoas em rinha de canários

Na operação, 232 aves foram apreendidas


RECIFE - Setenta e cinco pessoas foram detidas neste domingo em Pernambuco, quando participavam de uma briga de canários, em uma rinha do Canário Clube de Pernambuco, ambos clandestinos. Na operação, 232 aves foram apreendidas. Elas estavam em pequenas gaiolas e sendo preparadas para a disputa, um esporte cruel no qual, muitas vezes, os pássaros ficam feridos e até cegos.
No Brasil, a manutenção de aves silvestres em cativeiro e também a rinha são proibidos. O Clube do Canário de Pernambuco foi fechado porque não tinha autorização do Ibama para funcionar. As detenções e apreensões ocorreram durante a Operação Canarinho, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal, pelo Ministério Público de Pernambuco e pelo Ibama.
Embora não tivesse autorização para funcionar, o Clube reunia adeptos das rinhas desde 1995, segundo informações da polícia. Todos os domingos, havia briga de canários, com ingressos que custavam de R$5 (sócios) a R$10 (curiosos). O grupo de jogadores vinha sendo rastreado desde o ano passado, quando o Ibama recebeu denúncias a respeito do clube, aparentemente destinado apenas a visitantes que quisessem observar os pássaros.
Os envolvidos no crime ambiental foram enviados para a delegacia da Várzea, próxima ao bairro da Madalena, para o registro de termos circunstanciais de ocorrência. Muitas das aves encontradas em mercados e com particulares em Recife veem do interior, onde são vendidas irregularmente ‘as margens das rodovias, principalmente no sertão, onde a fiscalização é menor. Normalmente os traficantes disfarçam a venda dos animais em barracas de comercialização de frutas ou plantas agrestes, como o cacto e a macambira.
A polícia investiga a propriedade dos pássaros, já que aves silvestres não podem ser mantidas em cativeiro. Além de 229 canários, foram encontrados, também, galos de campina e papa-capins. A rinha fica próxima ao mercado público da Madalena, ponto tradicional de encontro de vendedores, compradores e criadores de pássaros.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/policia-de-pernambuco-prende-75-pessoas-em-rinha-de-canarios-4346139#ixzz1pYn4JNMB
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização
.

Nenhum comentário