Breaking News

Parque Nacional da Chapada Diamantina




PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi fundado em 1985 com a intenção de proteger a região - já muito prejudicada pela mineração e criação de gado - e incentivar o turismo e pesquisa científica. A área total do parque é de 1520 km2 e abriga mais da metade da serra do Sincorá.
O ecossistema atual da região é bem diferente do encontrado pelos primeiros badeirantes que a exploraram. Grandes árvores foram derrubadas para facilitar a mineração, que também ocasionou a erosão do solo. Com a proibição do garimpo na região do Parque Nacional, o fogo, colocado tradicionalmente nos pastos pelos fazendeiros, é hoje o grande inimigo do ecossistema.
Com altitude média entre 800 e 1000 metros, a Chapada é formada por um extenso planalto que possui picos de até 1.700 m, o que favorece a formação de grandes vales.O principal período de chuvas da região é de novembro a fevereiro, e durante todo o ano há grandes variações diárias de temperatura.
Os solos rasos, consequência das escavações, facilitam o escoamento das águas através das encostas. A Chapada é o grande divisor de águas entre a bacia do São Francisco e os rios que rumam para o Oceano Atlântico, como o Paraguaçu.
A vegetação é bem diversificada, misturando florestas de planície, campos rupestres, agrestes e caatinga (nas terras secas). Nos vales à beira dos rios, por exemplo, a mata é densa e os solos, mais ricos.
Uma atração à parte são os mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras que, de abril a agosto, embelezam os cenários da Chapada. A região possui também muitas plantas que são usadas para fins medicinais.
Entre os animais encontrados na rica fauna da região estão o tamanduá bandeira, tatu canastra, porcos espinhos, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. Algumas espécies estão ameaçadas de extinção, principalmente devido à caça.

Nenhum comentário