Breaking News

NOVA COLINA/BONINAL-BAHIA

NOVA COLINA-BONINAL-BAHIA
Nova Colina é uma vila localizada no interior da Bahia, mais precisamente na região da Chapada Diamantina, dando acesso a várias cidades da região, como Mucugê, Andaraí e Lençóis.
O maior fluxo turístico acontece na época da Semana Santa e nos festejos de São Sebastião. Uma de suas atrações é a escalada do morro do Cruzeiro.
Nova Colina, que teve o nome de Carrapato, da sua fundação a mais ou menos 1920, passou a chamar-se Palmares, depois Bastião e nos anos 60, Nova Colina; este nome, indicado pelo, Professor Pedro L. Teixeira. Pertenceu a Piatã, outrora Bom Jesus de Anchieta. Hoje, ainda Vila, pertence a BONINAL. Foi fundada pelo Coronel José Raimundo de Oliveira, e, em razão da ocorrência ali de minas diamantíferas, galgou alguma prosperidade, por volta das primeiras décadas do século passado (l910, 20,30. Conheci a filha do fundador, Tia Carmosina, esposa do meu tio-avô - Prisco Evangelista Paiva, estes, pais de Geovani Paiva, Claudemiro Paiva (Demi), Prisco (Paiva), Edigar, Ana (Nanoca), Edésio e João E. Paiva (meu padrinho).Há na praça central um tamarindeiro, plantado pelo fundador, há quase um século e meio, o qual se encontra florido e bem viçoso, servindo de cartão-postal da pequena, mas, bonita e acolhedora comunidade.
Prefeitos da família Paiva, como Eli, Armênio e Ezequiel (entre outros), deram à Vila uma roupagem urbanística nova, deixando-a ainda mais aprazível e agradável.
Nova Colina, apesar de pequena, é um celeiro de inteligências que se acham espalhadas pelo vasto rincão brasileiro, expargindo suas luzes aonde se encontram ou deixando um rastro luminoso por onde passam.
Embora tenha deixado N.Colina em 1962, orgulha-me sobremodo ter nascido ali, local que esporadicamente visito, para aspirar seu ar puro e sentir o odor agradável das árvores que embelezam suas campinas, lugares em que perambulei quando criança, alheio a tudo que se passava além do Morro do Cruzeiro e das serras que sombreiam o lugar.
HOMENAGEM A VILA DE NOVA COLINA-BLOG LIBERDADE BOM SUCESSO
HOMENAGEM DO BLOG LIBERDADE BOM SUCESSO-IBITIARA-BAHIA/PARA VALDICE MOREIRA
O blog liberdade bom sucesso traz para os nosso leitores fotos e historia da vila de Nova Colina-Boninal-Ba, bem amigos essa materia da vila de Nova Colina o Blog liberdade oferece a Vereadora Valdice Moreira uma mulher de personalidade, vereadora da Cidade de Boninal.
AVISO

O blog liberdade Bom sucesso coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, basta clicar no ícone indicado para reprovação que existe ao lado de cada comentário – com seis “negativos” esse comentário é excluído automaticamente.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.
Obrigado.

Um comentário:

  1. OLA MEU meus conterrâneos Fiquei emocionada ao descobrir este blog E aqui estou postando a minha emoção na próxima festa de São Sebastião estarei por aí gostaria que vocês me enviassem algumas formas de chegar aí mais fáceis estou pretendendo ir de avião o problema é o aeroporto mais perto daí sou Elaine Vieira dos Santos prima do Florentino e Sobrinha da tia Tina me ajudem a chegar de forma fácil aí o meu e-mail é Nani. Vieira30@ Gmail.com
    Hoje moro em Águas de Santa Bárbara São Paulo Brasil beijo e abraços para todos amigos conhecidos e parentes. Até a festa se Deus quiser.

    ResponderExcluir