Breaking News

MINA DE QUARTZO SÃO DOMINGOS. EBQ IBITIARA-BA

Minerar é arte de extrair economicamente bens minerais da crosta terrestre, utilizando técnicas adequadas a cada situação. Estas técnicas visam minimizar os impactos ambientais ao meio ambiente, dentro dos princípios da conservação mineral, e têm como compromisso a recuperação das áreas mineradas durante a extração e após a desativação, dando a estas áreas um outro uso apropriado.

Os tipos de mineração e as características do depósito mineral, em particular, afetam a paisagem. A lavra subterrânea causa, usualmente, pequenos danos à superfície e a reabilitação de áreas como barragens de rejeitos, remoção das construções e equipamentos fazem da área mais segura. A lavra a céu aberto resulta da destruição da vegetação existente e no perfil do solo. Remoção do capeamento e rocha estéril colocada em pilhas ou cava extinta, podem significar mudanças na topografia e estabilidade da paisagem. Alguns materiais do capeamento podem liberar sais ou conter material sulfídrico os quais podem gerar drenagem ácida de mina. Estes materiais podem e devem ser selecionados e dispostos de maneira que não causem problema ou podem requerer tratamentos especiais e reabilitação. Um exemplo da necessidade de tratamentos especiais é a utilização do cianeto na extração do ouro através da lixiviação em pilhas.

Extrair economicamente significa que todos os bens minerais implicam na existência de procedimentos e aproveitamento com lucro das riquezas minerais existentes na natureza. A utilização de técnicas adequadas ao meio ambiente implica na manutenção da qualidade ambiental do local e em menos dispêndio de recursos a serem gastos na recuperação das áreas mineradas no futuro.
A conservação mineral caracteriza-se pela ativa descoberta e conseqüente aumento das reservas disponíveis; pela completa extração, evitando-se desperdício na lavra e no beneficiamento; e pela adequada utilização de materiais, não se lançando mão dos nobres quando as necessidades puderem ser atendidas com a utilização de outros, de menor qualidade.
A recuperação de áreas degradadas pela mineração já é uma realidade e faz parte de um compromisso assumido pela empresa desde o início da exploração mineral. Esta recuperação pode ser efetuada durante a lavra, quando da exaustão de algumas frentes e após a desativação da mina. Para que isso ocorra e a área recuperada tenha um uso apropriado, é necessário um planejamento desde o início das atividades mineiras e que este planejamento seja revisto periodicamente ao longo da vida útil da mina.
IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MINERAIS PARA A HUMANIDADE Assim como a agricultura, a mineração é uma das primeiras indústrias básicas da civilização, sendo a agricultura, a primeira, e a mineração, a Segunda atividade da espécie humana.
A importância da mineração para a humanidade remonta de milhares de anos atrás, quando os recursos minerais eram utilizados para a confecção de ferramentas para a caça e pesca, com a finalidade de se alimentar, e armas para a guerra; ornamentos e decoração através de pedras preciosas; moeda (ouro, prata e bronze) para a compra de alimentos e utensílios; energia (carvão mineral e petróleo) para a iluminação e combustível para automóveis e geração de energia elétrica; e mais recentemente, energia nuclear gerada por minerais radioativos para a geração de energia e armas nucleares.
Um bom exemplo da importância dos recursos minerais do nosso cotidiano é uma casa, onde todos os utensílios que a compõem provêm dos recursos minerais.





A atividade mineira causa modificações nos fatores fiscos e químicos do solo durante e após a desativação de uma mina. Estas alterações são:
Temperatura – é influenciada pela incidência de raios solares (dependendo do ângulo de incidência em relação ao norte magnético) e pela quantidade de radiação solar. As alterações destes fatores ocorrem pela modificação na forma e inclinação dos taludes construídos nas cavas, pilhas de estéril e bacias ou barragens de rejeitos na mina.
Umidade – é a quantidade de água disponível no solo, de origem pluvial. O seu escoamento superficial é alterado pela mudança na inclinação dos taludes, que podem facilitar mais o escoamento que a percolação. A compactação nos pisos das cavas, nas bermas e no topo das bacias de decantação também alteram a capacidade de umidade do solo. Outro fator que altera a capacidade de retenção de água é a granulometria do material compactado.
Aeração do solo – envolve a presença de oxigênio e gás carbônico no solo, impedindo o crescimento de raízes, a existência de microorganismos, as reações químicas e a absorção de elementos nutritivos. É alterado pela compactação dos solos.
Presença e disponibilidade de nutrientes – os nutrientes são fundamentais para a germinação e desenvolvimento dos vegetais e os macronutrientes, tais como: fósforo, cálcio, nitrogênio, enxofre, potássio, etc.são alterados devido ao suprimento de vegetação preexistente.
Acidez e alcalinidade – O pH é um fator muito importante para a implantação da vegetação, porque condiciona a estrutura do solo. Quando o solo está com o pH baixo (ácido), torna-se tóxico devido ao déficit de fósforo e diminuição da atividade bacteriana. Quando o pH do solo for alto (básico), significa perda de nitrogênio e queda de micronutrientes.
Toxicidade – o solo torna-se tóxico quando está associado à mineração de minerais metálicos, onde se dispõem resíduos contendo metais pesados como: cobre, chumbo, zinco, níquel, etc.

Atividades mineiras e medidas adotadas para a reconformação do terreno
O melhor período de se restabelecer a vegetação é determinada pela distribuição sazonal e pela precipitação pluviométrica. Todos os trabalhos de preparação da revegetação devem ser completados antes do tempo, quando as sementes experimentam as melhores condições de germinação e sobrevivência, isto é, chuvas confiáveis e temperaturas convenientes.
A seleção de espécies dependerá do uso futuro da área, das condições do solo e do clima. Se a finalidade é restaurar a vegetação nativa e a fauna, então as espécies devem ser pré-determinadas. Se, após a mineração, as áreas têm condições diferentes da anterior e deseja-se preencher a área com vegetação nativa original, então, algumas espécies de fora da área minerada têm que ser introduzidas. Espécies com crescimento similar à vegetação original, que florescem em áreas de solo compatível com a posição da drenagem, aspecto e clima da área reabilitada, são mais apropriadas. Cuidados devem ser tomados na introdução destas espécies que podem invadir áreas de vegetação nativa circunvizinhas ou tornar-se uma erva daninha para a indústria agrícola.
Quando o uso futuro da área é agrícola, então as espécies selecionadas devem ser aquelas comumente usadas para pastagens ou cultura com climas comparáveis e solos com textura similar, posição de drenagem, pH e fertilidade. Tudo isto de acordo com o superficiário do solo.
       


MINA SÃO DOMINGOS

A mina está situada nas proximidades da cidade de Ibitiara, distante 535km do porto de Salvador, acesso por rodovia asfaltada.


A produção da EBQ nesta região é direcionada para a produção do Silício Metálico “GRAU SOLAR”, com uma capacidade de produção de 20.000 toneladas mensais.


A região em que está inserida a Mina São Domingos tem uma reserva de minério de QUARTZO de 5.420.000 toneladas. O QUARTZO se apresenta em volumes compactos, branco leitoso, por vezes cristalino, não friável e está relacionado com o metamorfismo regional que determinou os aspectos morfológicos da região, condicionando a ocorrência de minério primário in situ de origem hidrotermal em corpos tabulares com lineações sub-horizontais a sub-verticais. O blog liberdade bom sucesso traz na materia do nosso municipio a Mina do São domingos poucas pessoas da nossa cidade sabe da Mina que gera varios empregos para região ,


fonte e fotos da EBQ e Blog Liberdade bom sucesso a voz do povo de Ibitiara

Nenhum comentário