Breaking News

LENÇÓIS, DESTINO INDUTOR DE TURISMO NACIONAL E INTERNACIONAL


LENÇÓIS, DESTINO INDUTOR DE TURISMO NACIONAL E INTERNACIONAL

Nossa equipe foi recebida pelo Sr. Delmar Araújo (foto), Pedagogo, Escritor, Autor e Secretário de Turismo de Lençóis, que nos fez grandes revelações da “VILA RICA DA BAHIA”.
                A cidade de Lençóis está localizada na Serra do Sincorá, região das Lavras, centro oeste da Chapada Diamantina, Estado da Bahia, a 410 km de Salvador.
                A sua fundação aconteceu nos meados do século XIX, ano de 1845, com o fluxo de garimpeiros vindos de Minas Gerais, dos comerciantes vindos de Salvador, da Europa e dos escravos trazidos da Angola.
                Em 1856, tornou-se a COMERCIAL VILA DOS LENÇÓIS, e em 20 de maio de 1864, a prosperidade da economia garimpeira dessa sociedade tradicional que mantinha relações comerciais com Paris, Amsterdam e Liverpool, garantiu a sua elevação, à categoria de Cidade.
                O conjunto arquitetônico do seu casario, (foto), marcado por traços neogóticos, 1973, foi tombado pelo IPHAN, como patrimônio histórico nacional.
                A beleza natural de Lençóis, formada por seu ecossistema e biodiversidade, em 1985, lhe rendeu o título de Parque Nacional da Chapada Diamantina e a sua infraestrutura turística, hoje, garantiu a classificação pelo Ministério do Turismo, como destino indutor de turismo nacional e internacional.

O TURISMO DE LENÇÓIS GANHOU MUITO DESENVOLVIMENTO

Saindo de uma cultura de espontaneismo para uma cultura de planejamento. Turismo não é somente indústria, mas, principalmente relação pessoal. Lençóis conseguiu o envolvimento e participação de diversos seguimentos e instancias de governanças para estabelecer-se um trabalho de parceria com o seguimento privado e/ou o terceiro setor. LENÇÓIS FAZ PARTE DO PROJETO DE REGIONALISMO DO TURISMO          

                Trata-se de um projeto nacional ligado ao Ministério do Turismo e o apoio da Fundação Getúlio Vargas que realiza o estudo de competividade em virtude de este município ser um dos 65 destinos indutores selecionados pelo Ministério do Turismo Nacional e Internacional. Todo o trabalho da Secretaria de Turismo de Lençóis é visando uma competividade que respeita os aspectos culturais, ambientais, numa metodologia prática de 13 dimensões, dentre as quais:

1.       Infraestrutura

2.       Acesso

3.       Cooperação Regional

4.       Competividade Empresarial

5.       Marketing e Promoção, etc.

     ANÁLISES GUT E SWOT SÃO O SEGRÊDO DA FORÇA DO TURISMO DE LENÇÓIS

Todas essas dimensões são aplicadas em diversas variáveis. Em 2011 duas análises SWOT E GUT, foram realizadas para se descobrir o Foco principal, as possíveis Limitações, Assegurar as Oportunidades; Detectar Gravidades nos planejamentos, Urgências de adaptações e verificação de Tendências. Vale lembrar que estas são ferramentas usadas pelos experts em gestão aplicada e sistematizada.

A DELEGAÇÃO DA COPA DE 2014 QUE VAI JOGAR EM   SALVADOR VIRÁ PARA LENÇÓIS

Os atletas da seleção a ser definida pela FIFA na época da copa serão transladados de Salvador a Lençóis pelo voo da Trip ao Aeroporto de Tanquinho em 45 minutos de viagem e de lá, serão conduzidos em ônibus confortáveis ao local de concentração dos ilustres atletas que participarão do Campeonato mundial de Futebol que será sediado pelo Brasil em 2014.

                  PONTE AEREA SALVADOR LENÇÓIS

A TRIP, empresa aérea do mesmo grupo Águia Branca, dispõe de dois voos semanais sendo: Quinta às 10h00min da manhã saindo de Lençóis a Salvador e de Salvador a Lençóis no mesmo dia e horário, como também aos domingos, obedecendo ao mesmo sistema e horário.
            Os valores das passagens variam de acordo com a época e as promoções da empresa aérea que oscilam entre R$ 90,00 e R$ 170,00.
            O Aeroporto de Tanquinho de Lençóis é administrado pela SINART e dispõe  de uma boa infraestrutura que atende muito bem ao fluxo atual de voos comerciais, particulares e de passageiros.
            “Faço um apelo aos nativos desta terra para que aprendam a usar este meio de transporte que não é destinado apenas aos turistas, mas, principalmente ao povo deste município”. Concluiu Edemar Araújo – Secretário de Turismo de Lençóis

Nenhum comentário