Breaking News

InCor trasplnta 1º Pulmão recuperado

InCor transplanta 1º pulmão recuperado

O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo) realizou no último dia 2 o primeiro transplante do país usando um pulmão recondicionado.
O órgão, que não tinha qualidade para ser transplantado, foi "recuperado" com a ajuda de um processo criado na Suécia. O receptor foi o mineiro Mateus de Moura, 31, que tinha uma doença pulmonar rara e não conseguia mais respirar sozinho.
O objetivo do recondicionamento, segundo o cirurgião Fábio Jatene, coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do InCor, é aumentar o número de transplantes ao reduzir a proporção de órgãos doados que são rejeitados. Só entre 5% e 10% dos pulmões de doadores de múltiplos órgãos são usados.
No Brasil, em 2011, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, foram realizados 49 transplantes de pulmão, frente a 160 de coração e 1.492 de fígado, por exemplo.
A sobrevida após o transplante com pulmão recondicionado no mundo é semelhante à da cirurgia comum: 80% um ano após a cirurgia.
Jatene diz que o tratamento para preservar os outros órgãos, em especial a injeção de soro no corpo do doador, piora a qualidade dos pulmões, porque os deixa cheios de líquido. Isso atrapalha a oxigenação do sangue, reduzindo a função pulmonar.
"Temos a expectativa de até dobrar o aproveitamento dos órgãos", diz o cirurgião. A técnica, no entanto, não recupera órgãos que tenham sofrido lesões como perfuração ou infecções.
Antes do primeiro transplante, a equipe do InCor fez testes com 30 pulmões doados e que não teriam condições de uso sem a técnica. "Essa foi uma exigência da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Por um lado, demoramos mais para começar a usar o tratamento. Por outro, já temos experiência acumulada de três anos."

OSMOSE
Depois de ser retirado do corpo do doador, o órgão é colocado em um líquido para ser resfriado a uma temperatura bem baixa, perto de zero grau Celsius. Ao chegar à sala de recondicionamento, o pulmão volta à temperatura ambiente e fica em uma espécie de bacia, ligado a tubos.
Um deles irriga o pulmão com uma solução especial que tem a propriedade de "atrair" a água que está atrapalhando os alvéolos para dentro dos vasos sanguíneos. Ao ser bombeada e circular pelo órgão, a solução vai limpando os pulmões e recuperando suas capacidades.
O pulmão também fica ligado a um ventilador mecânico, como os usados em UTIs, para receber oxigênio e "respirar" mais ou menos como se estivesse funcionando dentro de um corpo.
No caso do transplante feito agora, o órgão ficou cinco horas na máquina antes de ser transferido para Mateus de Moura, o paciente.
Sua mãe, Ana Ribeiro de Moura, 55, de Itajubá (MG), conta que o filho estava na fila do transplante havia dois anos. Mateus e a família foram consultados pelos médicos sobre a possibilidade de o transplante ser feito com um órgão recondicionado. "Deixamos o Mateus decidir e ele disse que queria."
Jatene afirma que quase todos os pacientes consultados até agora também aceitaram.
"Temos 85 pacientes na fila aqui no InCor e fazemos de 30 a 35 transplantes de pulmão por ano, com média de dois anos ou dois anos e meio de espera. Se dobrarmos o número de transplantes, reduziremos a espera para um ano", afirma ele. "É isso que estamos procurando."

Nenhum comentário