Breaking News

Flagante: Homem é preso por desmatamento na floresta de Ilhéus,

Flagrante: Homem é preso por desmatamento na floresta de Ilhéus.

Homem surpreendido cortando árvores

No Parque Municipal da Boa Esperança

Depredação e extração ilegal de madeira no Parque Municipal da Boa Esperança é barrada pela vigilância. Na última terça feira, a Equipe Beta, dos guardas-parque surpreendeu dois homens que transportavam seis peças de “biriba” dentro da mata. Cada uma delas, já primitivamente beneficiada, tinha seis metros de comprimento. Um dos infratores conseguiu fugir correndo pela mata. O outro,  Gilvan Henrique dos Santos, 42 anos, conhecido como “Gil come gata”,  foi detido.
Os membros da Equipe Beta, Augusto, Possidônio e Freitas apreenderam as peças de madeira e também facões. Todo material foi encaminhado para a CIPPA – Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, que ficou como “fiel depositário”. De acordo com os guardas do parque, o sistema de monitoramento  utilizado tem garantido a eficiência dos trabalhos.

A Secretaria do Meio Ambiente de ilhéus está atenta e investe na proteção do importante manancial. O Coordenador do Parque, Eduardo Rodrigo,  elogiou o trabalho dos guardas e agradeceu o apoio da CIPPA. Destacou ainda que a “Biriba”, madeira nativa da Mata Atlântica, tem grande importância para a flora, consta da lista de espécies vegetais ameaçadas de extinção,  e é alvo de parceria e pesquisa desenvolvida pela UESC dentro do Parque.

Também nessa semana, dois adolescentes foram no Parque. Eles  portavam alçapões e já tinham aprisionado um passarinho “Chorão” que foi imediatamente libertado. As gaiolas e demais apetrechos dos caçadores foram destruídas pelos guardas e os menores advertidos que, “da próxima vez que estivessem por ali, com tal intento, seriam encaminhados  à Delegacia do Menor e do Adolescente”

Nenhum comentário