Breaking News

Emissoras antecipam inicip da cobertura eleitoral na TV abreta

Emissoras antecipam início da cobertura eleitoral na TV aberta


A cinco meses do início do horário eleitoral gratuito, emissoras de TV aberta decidiram antecipar a cobertura da sucessão paulistana e começaram a abrir espaço aos políticos que disputarão a prefeitura em outubro.
Na contramão da Globo, que só pretende noticiar a corrida eleitoral a partir de agosto, SBT, RedeTV! e Gazeta já acompanham os principais pré-candidatos em atividades públicas na cidade.
A Band, que costumava esperar as convenções partidárias de junho para iniciar sua cobertura, também mudou o calendário e vai veicular reportagens diárias já em abril.
A mudança é comemorada pelos candidatos menos conhecidos e pelo PT, que aposta no palanque eletrônico para impulsionar o crescimento de Fernando Haddad.
Dirigentes das emissoras dizem que a decisão obedece a critérios jornalísticos e vai ampliar as informações sobre a disputa,que já ocupa as páginas dos jornais desde 2011.
"A eleição começou mais cedo este ano. A campanha já está nas ruas, e nós queremos ser reconhecidos como a rede que fará a melhor cobertura", diz o superintendente de jornalismo e esportes da RedeTV!, Américo Martins.
"Também estamos começando antes para intensificar a discussão sobre os problemas de São Paulo e de outras grandes cidades. Vamos dar voz ao povo e cobrar propostas dos candidatos", afirma o diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre.
A Gazeta já apresentou entrevistas ao vivo e em horário nobre com alguns concorrentes. Ontem foi a vez de José Aníbal (PSDB). "A eleição paulistana foi nacionalizada. Por isso começou antes e já desperta tanta atenção", diz Dacio Nitrini, diretor de jornalismo da emissora.
A Record planeja iniciar a cobertura diária em junho. A Globo decidiu manter o calendário de 2008, quando também se manteve fora da eleição municipal até agosto.
Band e Gazeta prometem estrear programas especiais sobre a disputa paulistana no mês que vem.
Algumas emissoras já marcaram debates. O primeiro será o da Band, em 2 de agosto. A RedeTV! repetirá parceria com a Folha em 3 de setembro.

Nenhum comentário