Breaking News

EM SEUS 70 ANOS, CAETANO VELOSO VAI GANHAR TRIBUTO E RELANÇAMENTO DE ÀLBUM



Em seus 70 anos, Caetano Veloso vai ganhar tributo e relançamento de álbum clássico

O cultuado álbum Transa, de 1972, sai em vinil e artistas contemporâneos vão gravar músicas de Caê


Lívia Rangel
(livia.rangel@redebahia.com.br)
publicidade
Caetano Veloso completa 70 anos em 2012
2012 é um ano especial para a cultura brasileira. Além das homenagens ao centenário dos saudosos Jorge Amado e Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Caetano Veloso completam seus 70 anos, cheios de vida e novos projetos.

Mas hoje vamos falar do filho de Dona Canô. E muitas são as comemorações voltadas para o aniversário de Caê, que completa sete décadas no dia 07 de agosto como um dos melhores letristas do mundo - sendo comparado, ao lado do amigo Chico Buarque, pela revista Cult, aos ícones pop John Lenon e Paul McCartney.

Como não poderia ficar de fora, a gravadora Universal, que Caetano integra há fieis 45 anos, anunciou um tributo internacional (ainda sem nome), além de um relançamento especial: o álbum Transa, produzido em Londres na década de 70 com Jards Macalé, que sai remasterizado, em formato de vinil e com a arte original de Aldo Luiz e um "discobjeto" tridimensional - dados como perdidos na época.
O tributo mundial será lançado em CD e está previsto para o segundo semestre deste ano reunindo 14 artistas (7 nacionais e 7 estrangeiros) de diferentes estilos e gerações como Marcelo Camelo, The Magic Numbers (Ing.), David Byrne, Céu e Luisa Maita que irão interpretar composições do baiano
O catálogo da exposição Tropicália - Uma Revolução na Cultura Brasileira, com ensaios e textos de época, editado pela Cosac Naify (376 págs., R$ 120) já está disponível nas melhores livrarias.

Ainda no embalo das comemorações está sendo preparado também pela Universal o relançamento do DVD de shows (gravados em VHS) como Circuladô e Fina Estampa.  Nos cinemas, vai rolar o documentário Tropicália, que fala sobre a participação de mentores como Caetano, Gil e Tom Zé; e para agradar a "gregros e troianos" já estão à venda em bancas de todo país 20 CDs do cantor. Ainda há a possibilidade de surgir um disco autoral novo.

Nenhum comentário