Prof. Sebastião A. Pinto
Os Alunos do Curso de Agroecologia realizaram nos últimos dias em diversas disciplinas atividades educativas de reflexão sobre a importância e situação atual das reservas de água, dentre elas o estudo de documentos sobre a água no município de Macaúbas e no mundo, visita técnica à nascente da Biquinha e a realização de uma palestra no dia 22, com o tema: A água no município de Macaúbas: nascentes, captação, distribuição e consumo responsável, proferida pelo Diretor do SAAE – Macaúbas, Sr. José Raimundo da Silva, de acordo com as informações do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim.
Durante a visita à nascente, os alunos puderam constatar in loco as condições de degradação em que se encontra a nascente da Biquinha e fazer uma reflexão sobre a situação de outras nascentes do município. Os professores Dayane Santiago e Sebastião Alexander Pinto falaram sobre derrubada de mata ciliar, áreas de APP, vegetação nativa, assoreamento, entre outros assuntos.

                                               Sr. José Raimundo Silva - Diretor do SAAE de Macaúbas - BA. Fotos: Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim. 
                                 Sr. José Raimundo Silva - Diretor do SAAE de Macaúbas - BA. Fotos:
                          Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim. 


No Dia Mundial da Água também foi realizada uma palestra com o Diretor do SAAE – Macaúbas – que iniciou sua fala fazendo uma retrospectiva de como se tinha acesso à água a partir do primitivo sistema de abastecimento utilizando as água do Coité, quando a vazão dessa fonte era suficiente para abastecer a cidade de Macaúbas. Em seguida lembrou os momentos de dificuldade de distribuição e a construção da adutora do Tinguis, que sanou os problemas da época e que atualmente vem sendo sacrificada para atender o vertiginoso crescimento de ligações que saltou de 3.800 naquela época para mais de 7.000, só na sede do município.
Na seqüência de sua fala, expôs as estratégias utilizadas pelo órgão para sensibilização da população local em relação ao uso racional da água, como campanhas educativas e diferenciação nas taxas de consumo.
Apresentou, através de fotos, como é realizado o processo de captação, tratamento e distribuição da água, bem como imagens das principais nascentes do município.

Finalizou pedindo a cada um dos 179 alunos presentes que se tornassem multiplicadores das informações recebidas e que se deixassem contaminar com a idéia de que a “água é o nosso ouro azul”."
Fonte do texto e das Fotos: www.blogdoglauber.com.br