Breaking News

CRITICA; A ELETRIZANTE ESTREIA DE AVENIDA BRASIL

CRÍTICA: A eletrizante estreia de 'Avenida Brasil'

“Avenida Brasil”, novela das 21h da Globo, estreou anteontem sem que seu autor, João Emanuel Carneiro, perdesse tempo com liturgias consideradas imprescindíveis na teledramaturgia, como a (eventualmente longa e burocrática) apresentação de cada trama. Em vez disso, ofereceu de cara sua história bem construída e eletrizante, sem furos, capaz de arrastar o mais preguiçoso dos espectadores. Ospersonagens, fortes, impuseram-se ao público naturalmente. Foi também consequência da escalação de elenco matadora e da direção de atores competentíssima — Ricardo Waddington (direção de núcleo), Amora Mautner e José Luiz Villamarim (diretores-gerais).
Vimos um primeiro capítulo impecável em todos os aspectos. Já na estreia, ficou claro: “Avenida Brasil” é para ser acompanhada com atenção, ou corre-se o risco de perder o fio da meada; por outro lado, é preciso uma dose de espírito contemplativo para apreciar a luz bem feita, os planos caprichados, enfim, usufruir de uma produção que se aproxima do cinema.
“Falar para a classe C”, lema repetido ad nauseam nos últimos tempos pelos realizadores de TV, não significa fazer um simulacro daquilo que se acredita ser o universo deste telespectador. “Avenida Brasil” entendeu isso. Tem acima de tudo este mérito: escapa à caricatura e à literalidade fabricando um ambiente próprio. Seu subúrbio não é delirante e possui inúmeros elementos de realidade, mas foi digerido pela cabeça pensante de um criador. Ele surgiu apenas sugerido via imagens de trens, de copos de cerveja, de uma mulher passando gelo no rosto para espantar o calor etc. Não precisa ir muito fundo em semiologia para entender que essas são representações, signos, sinais, alegorias que, por analogia, fazem o público pensar num universo e o transportam para ele. A novela dá uma rasteira no imitativo e no explicadinho e aposta na capacidade do telespectador para completar espaços em branco. Essa inteligência está também nos figurinos, na direção de arte e na cenografia.
O elenco brilhou. A vilã Carminha promete ser um divisor na carreira de Adriana Esteves. Ela mostrou que estava pronta para a missão. Tony Ramos, o Genésio, deixou para trás o tipo ingênuo demais e obteve a simpatia do público como aquele que só não driblou o malfeito da malvada mulher porque morreu antes. A menina Mel Maia é um gênio precoce; pena que sua participação será breve. Murilo Benício, um ator completo, domou totalmente as limitações de voz do passado. Quem duvida do alcance do seu Tufão? Além deles, Eliane Giardini, Marcelo Novaes, Heloísa Périssé e Fabiula Nascimento se destacaram. Débora Bloch e Camila Morgado dividem um marido fissurado por ruivas, personagem de Alexandre Borges. Na estreia, o trio esteve bem, mas ali, o risco da repetição é grande. Se João Emanuel os mantiver presos a uma situação cômica eterna, eles podem ficar reduzidos à dimensão de um quadro de programa de humor. É esperar para ver.

Filme é pedra no sapato da Globo
“Malhação” é certeza na grade da Globo até dezembro: com ajustes recentes, não é mais a audiência do programa que incomoda e, sim, a do filme que o precede e “entrega” o horário com índices baixos. Anteontem, “Malhação” recebeu com 11, entregou para “Amor eterno amor” com 19 e teve média de 14. Ou seja, subiu quase 100%. No horário, o SBT marcou dois, a Band, cinco, e a Record, seis, total de 13.

...E mais
Há estudos para descobrir, afinal, qual é o público do filme vespertino. Uma corrente aposta que as crianças já não acompanham a “Sessão da tarde” como no passado. E os títulos escolhidos são mais para elas.

...Finalmente
Ao mesmo tempo, outros fatores tornam a equação ainda mais complicada: a classificação indicativa — uma imposição do ministério da Justiça — exige censura livre para o horário.

No Twitter
A estreia de “Avenida Brasil” explodiu nas redes sociais. A novela ocupou todas as posições nos trending topics do Twitter e a maioria esmagadora dos comentários era elogiosa.

Livro
Antônio Calloni lançará no 14º Salão do Livro FNLIJ “João maior do que um cavalo e Maria menor do que um burro”. A obra foi escrita a seis mãos com a mulher dele, Ilse Rodrigues, e o filho, Pedro.

De volta
Suzana Faini fez bonito em “A favorita” e em “Escrito nas estrelas”. Agora, convidada por Glória Perez, será a mãe de Rodrigo Lombardi em “Salve Jorge”, que vai ao ar na Globo depois de “Avenida Brasil”.

Homens da Madison
A estreia da quinta temporada de “Mad men” nos EUA, no último domingo, teve recorde de audiência. Segundo a Nielsen, houve um aumento do público masculino e de 18 a 49 anos. Alô, alô, HBO, o pessoal aqui também quer ver.

Em cozimento
O game “Estação teen”, que será apresentado por Dudu Surita na RedeTV!, estreia dia 9 de abril, às 19h. Vários pilotos, dirigidos por Cesar Scarpatto, serão gravados ao longo desta semana.

NOTA 10
Para Adriana Esteves, Tony Ramos e Mel Maia, destaques do maravilhoso capítulo de estreia de “Avenida Brasil”, novela de João Emanuel Carneiro. A crítica completa está na edição de hoje do Segundo Caderno.

NOTA 0
Para a predominância do catastrofismo nos documentários do “NatGeo”. São sempre histórias de algum naufrágio, ou desastre natural demolidor. O público gosta, mas é preciso variar. (Patrícia Kogut)

Nenhum comentário