Foto: José Carlos Benigno
O DNIT está concluindo os estudos de viabilidade técnica e
ambiental para a construção da BR 122 na Bahia(rodovia planejada para
ligar Montes Claros-MG a Fortaleza-CE). Esperamos que essa obra saia do
papel o quanto antes o que traria muitos benefícios para toda região do
sertão nordestino, pois o seu asfaltamento provocará uma revolução para a
maior parte do semi árido baiano, que não conta com uma rodovia federal
que o atravesse de norte a sul como será a BR 122, fator de
desenvolvimento para toda região rica em vários minérios com o projetos
como o da Bahia mineração, reservas de ferro na região de Ibipitanga e
de minerais preciosos em Novo Horizonte e com grandes projetos de
energia eólica ao longo do trajeto da BR 122 entre outras
potencialidades, mas carente de investimentos e de logística.
O primeiro trecho a ser asfaltado deve ser o entre Seabra-BA,
Paramirim-BA e Caetité-BA, de onde daria acesso ao Estado de Minas
Gerais até Montes Claros. O trecho entre Montes Claros-MG e
Guanambi-BA(onde a BR 122 cruzará com a Ferrovia Oeste-Leste e está
previsto um Pátio Intermodal (Porto Seco) em Guanambi) já está
construído; entre Guanambi e Caetité coincide com a BR 030 em boas
condições; e de Caetité até Paramirim um trecho está asfaltado dá acesso
à INB, Industrias Nucleares do Brasil, e o resto em leito natural.
De Paramirim até Seabra seria necessário absorver trechos de rodovias
estaduais e construir outros trechos que atravessam a Chapada
Diamantina. De Seabra-BA deverá ser ligada até Juazeiro-BA. O trecho
entre a BR 242 e América Dourada-BA(chamado de rodovia do biodiesel) já
está construído e deverá ser restaurado pelo DNIT e de lá a BR 122 ser
construída até Juazeiro-BA atravessando uma área também com grande
potencial eólico e mineral.
Com a construção da BR 122 grande parte do trânsito da BR 116 passará
para a BR 122, que será um importante via de ligação entre as regiões
sudeste e nordeste, trazendo desenvolvimento para essa região esquecida
pelos poderes públicos que se transformaria num importante corredor
rodoviário e haveria diminuição das distâncias entre várias regiões, já
que a BR 122 será a ligação mais curta entre todo sertão nordestino,
Estados do Ceará, parte do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, sertão
de Pernambuco e da Bahia e as regiões Sudeste/Sul do Brasil.
Se observarmos há um verdadeiro gargalo no sistema rodoviário da
Bahia porque na fronteira entre a Bahia e o Sudeste há somente duas
rodovias federais concluídas ligando essas regiões: a BR 116 e a 101
enquanto na fronteira entre a Bahia e os outros Estados do nordeste(PE e
SE) há cinco rodovias federais ligando a Bahia aos outros Estados do
nordeste: a BR 101, BR 116, BR 407 e a BR 110(todas estas BRs concluídas
e em boas condições de tráfego) e a BR 235 que está em construção.
Isso tem provocado um super tráfego na BR 116 que acaba por se tornar
a principal ligação entre todo o sudeste/sul e o nordeste porque o que
acontece é que o tráfego entra na Bahia pela BR 116 e ao chegar em Feira
de Santana se divide entre cinco rodovias federais caso vá para
Salvador ou os outros Estados do nordeste, ou segue para o interior
sertão da Bahia dando um verdadeira ”volta” o que causa o aumento de
distâncias entre várias regiões do nordeste e aumento do custo dos
transportes.
Não existe uma ligação em boas condições entre as regiões de
Juazeiro, Irecê, Chapada Diamantina e a Serra Geral da Bahia o que
dificulta de sobremaneira o transporte, comércio, industrialização e
desenvolvimento do semi árido nordestino. A BR 122 será um grande
corredor rodoviário que ajudará a resolver esses problemas do sertão
baiano e será muito relevante tanto para ser um eixo de ligação entre
regiões da Bahia como entre os vários Estados do nordeste.
César.
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