Breaking News

Castelão em fortaleza seque como estádio mais avançado da Copa


Castelão em Fortaleza segue como estádio mais avançado da Copa


16/03/2012
Palcos do evento-teste, Maracanã e Arena Pernambuco estão fora da lista das mais adiantadas

O Castelão não é só o estádio com um dos assentos mais baratos do Mundial. A arena de Fortaleza, que deverá estar pronta até o final do ano, alcançou quase 60% de execução e segue, assim, com as obras mais avançadas entre os doze estádios da Copa.

Os cearenses, que já despontavam na liderança desde o segundo semestre de 2011, agora veem de perto a ameaça da Arena da Baixada, segundo estádio mais avançado, com 56% da reforma concluída, de acordo com o governo paranaense.

A situação dos paranaenses, no entanto, é diferente porque se trata de uma reforma que começou em outubro de 2011 e só se intensificou agora, com o desmonte da cobertura e retirada dos assentos. Porém, ainda não há definição sobre o financiamento das obras.

Atrás de cearenses e paranaenses, aparece a Arena Fonte Nova, com 53% de execução. O estádio de Salvador depende do bom ritmo das obras para participar da Copa das Confederações, em 2013, o que será definido em junho.

A Fonte Nova é seguida de perto pelo Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília) e pelo Mineirão (Belo Horizonte), com 52% e 50% das obras concluídas respectivamente. Já com 43% dos trabalhos executados, a Arena Pantanal fecha o “top 6” dos estádios da Copa.

Copa das Confederações

Entre os seis estádios mais avançados, nota-se a ausência do Maracanã, 39% executado e palco da final da Copa das Confederações. O sétimo estádio na lista corre contra o tempo para ser o protagonista do evento-teste.

Os cariocas apostam no alto número de funcionários no canteiro (mais de 5 mil operários, número recorde entre os palcos da Copa) para que o ritmo dos trabalhos se intensifique e convença o Comitê Organizador Local e a Fifa.

Situação um pouco mais delicada vive a Arena Pernambuco, que ocupa um modesto 9º posto entre os palcos com as obras mais adiantadas para o Mundial. Com um terço dos trabalhos executados, o estádio que está sendo erguido em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, precisa estar pronto até fevereiro de 2012 se quiser receber partidas do evento-teste.
Uma vistoria da Fifa, marcada para as próximas semanas, deverá selar sua participação —ou exclusão— no torneio de 2013. Embora o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tranquilize os pernambucanos dizendo que a arena “está no prazo”, a preocupação da entidade máxima do futebol é visível.

Para cumprir o cronograma, cariocas e pernambucanos precisariam avançar, pelo menos, 5% de execução ao mês.

Últimos

Se para os estádios da Copa das Confederações de 2013 os prazos são exíguos, a situação de Arena da Amazônia (8º, com 37% de execução) e Arena Corinthians (10º, com 29%) é um pouco mais confortável. Os dois estádios, assim como a Arena das Dunas (11º e 22% executado), deverão ser entregues somente no segundo semestre de 2013.

Mas as preocupações existem: há uma semana, a Unidade Gestora da Copa (UGP) do Amazonas admitiu que as obras sofreram atraso. A justificativa é que o Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou sobrepreço em materiais da fachada e da cobertura do estádio e recomendou ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que bloqueasse o empréstimo.

Em Natal, a situação da Arena das Dunas também chegou a tirar o sono do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que prometeu “monitoramento” constante na capital do Rio Grande do Norte. Vale lembrar que as obras no estádio potiguar foram as últimas a começar, em agosto de 2011.
Décimo mais avançado para a Copa, a Arena Corinthians segue, por outro lado, em ritmo acelerado. O palco da abertura da competição já havia ultrapassado o Beira-Rio, alcançou 29% de execução em 10 meses e já ameaça até mesmo a Arena Pernambuco, nona colocada.

Confira a lista com as obras mais adiantadas da Copa:

1º Castelão – Fortaleza (59,2%)
2º Arena da Baixada – Curitiba (56%)
3º Arena Fonte Nova – Salvador (53%)
4º Estádio Nacional Mané Garrincha – Brasília (52%)
5º Mineirão – Belo Horizonte (50%)
6º Arena Pantanal – Cuiabá (43%)
7º Maracanã – Rio de Janeiro (39%)
8º Arena da Amazônia – Manaus (37%)
9º Arena Pernambuco – Pernambuco (33%)
10º Arena Corinthians – São Paulo (29%)
11º Arena das Dunas – Natal (22%)
12º Beira Rio – Porto Alegre (indefinido)
Portal 2014

Nenhum comentário