Breaking News

BAHIA: MAIAS UM HOSPITAL PODE FECHAR AS PORTAS

Bahia: Mais um Hospital pode fechar as portas

Em carta aberta à população a órgãos de imprensa, os médicos do Hospital Regional de Irecê, no centro-norte baiano, demonstraram a indignação da categoria com as atuais condições de funcionamento da unidade. De acordo com o texto, diariamente os profissionais recebem “um contingente populacional muito maior que a capacidade instalada desta unidade, sobrecarregando a estrutura e os trabalhadores e, acima de tudo, colocando em risco a vida de toda população dependente de nossa assistência”, diz um trecho.
Ainda de acordo com o documento, os profissionais ultrapassam os “limites da humanamente possível” mas, mesmo assim, a situação atual vai muito além da capacidade técnica, necessitando do suporte político administrativo e gestão adequada dos poucos recursos financeiros que chegam.
“Enquanto dependíamos apenas de nossos esforços pessoais para superarem as dificuldades que as demandas de saúde da população nos apresentavam, nos redobramos no empenho de qualificação e superação”, diz um trecho do documento.
Os médicos lamentam também o financiamento precário da saúde, com tabela defasada e imoral do SUS (Sistema Único de Saúde), atribuindo o baixo investimento a falta de um serviço de qualidade aos 37 municípios da região.
“Com números extrapolados e uma calculadora de bolso chegamos ao irrisório investimento de aproximadamente R$ 2,57 por pessoa na nossa macrorregião (R$ 1.800.00 para 700.000 habitantes). Importante destacar que recebemos inclusive, pacientes de outras regiões que não deveriam ser referenciadas para nossa unidade”, afirmam.
Por fim, a categoria alega falta de suporte básico para o tratamento de pacientes de média e alta complexidade e que é grande a lista de faltas, sugerindo a convocação de uma auditoria isenta e profissional, “para estabelecer o mínimo de condição técnica de funcionamento desta unidade hospitalar”, concluem no documento.

Nenhum comentário