Breaking News

14 pessoas são infectadas por gripe A Ceará, diz Secretaria da Saúde

14 pessoas são infectadas por gripe A no Ceará, diz Secretaria da Saúde

O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) confirmou nesta sexta-feira 14 casos de gripe A no Ceará, concentrados em Fortaleza e em Beberibe litoral Leste do estado, sete em cada cidade. Os dados foram divulgados nesta sexta pela Secretaria da Saúde do Ceará.
De acordo a Secretaria da Saúde, oito casos se agravaram. Nestes casos estão incluídas duas gestantes de Fortaleza, internadas na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, e uma gestante em Beberibe

A Secretaria da Saúde confirma também um óbito em Fortaleza, no dia 13, e outro em Beberibe, em 20 de fevereiro, por conta da gripe A. A causa da morte foi confirmada pelo Serviço de Verificação de Óbito, unidade da Secretaria de Saúde do Ceará.
Fonsêca destaca que o surto registrado no ano passado no município de Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza, só aconteceu porque a pessoa com o vírus estava em uma sala de aula com outras pessoas.Surto descartado
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) descarta a possibilidade de um novo surto de gripe H1N1, também conhecida como gripe A. De acordo com o coordenador de proteção e promoção à saúde do Ceará, Manoel Fonsêca, é normal que surjam casos isolados da doença.
O médico também informou que não será antecipada a vacinação contra gripe A, marcada para o mês de abril. Os municípios de Beberibe e Fortaleza possuem doses suficientes de Tamiflu, ainda segundo o coordenador de proteção e promoção à saúde do Ceará.
Prevenção
Lavar as mãos o maior número de vezes e evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas são as principais formas de prevenir, alerta a Secretaria de Saúde. Caso a pessoa sinta os sintomas como febre, tosse, coriza, falta de ar e dor no corpo, deve procurar imediatamente o posto de saúde.

Fonte: G1

Nenhum comentário